Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura recebe representantes do Uber e agenda novo encontro para esta quinta-feira

Compartilhe

Manaus- A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), realizou na manhã desta quarta-feira, 20/12, uma operação de fiscalização no Terminal Rodoviário de Manaus, no bairro Flores, zona Centro-Sul, para coibir a circulação de transportes irregulares de passageiros. Entre as apreensões efetuadas, estiveram dois veículos do transporte privado urbano – Uber, além de carros com serviços de frete irregular.

Após as apreensões, aproximadamente 200 motoristas da categoria se mobilizaram na frente da sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste, reivindicando a liberação dos veículos por parte dos órgãos de fiscalização.

Os representantes da empresa Uber foram atendidos pelo coordenador do Gabinete do Prefeito, Mário Barros; pelo Superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro; e pelo chefe da Casa Militar Darcelos Gomes. “Recebemos os representantes da categoria para tentar ajudá-los conforme nossas possibilidades. Nesse momento, estaremos nos encaminhando à SMTU para verificarmos as irregularidades pelas quais os carros apreendidos se encontram e, a partir da constatação, avaliarmos se liberamos os veículos”, ressaltou Ribeiro.

Para os motoristas de Uber, a reunião foi positiva. “Não queremos tomar o espaço conquistado pelos taxistas, apenas queremos trabalhar dignamente. Saímos da reunião satisfeitos com a Prefeitura por ter ouvido nossas reivindicações e pela sensibilidade de se prontificar a buscar medidas cabíveis para atender nossos problemas. Agradecemos pelo atendimento sensato que recebemos dos representantes municipais que se comprometeram a passar as demandas para o prefeito Arthur Neto”, explicou João Alberto, que é um dos representantes da categoria.

“Nossa mobilização e a reunião na sede da Prefeitura foi pacífica. Quero destacar que mesmo a categoria circulando sem a regularização municipal, o Uber opera na cidade atendendo a diversos critérios de segurança e qualidade de serviço para os usuários. Então, estivemos aqui para tentar resolver com a Prefeitura e o Governo do Estado a regularização da nossa atividade”, disse o motorista Daniel Batista.

Nesta quinta-feira, 21/12, os representantes da Uber se reunirão com a SMTU, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Arsam, na sede do Manaustrans na avenida Tefé, no bairro Japiim, zona Sul, para tratativas necessárias.

Ações de fiscalização

As ações de fiscalização de veículos irregulares fazem parte do cronograma de atividades executadas pela SMTU e visam garantir a segurança e conforto da população no decorrer das viagens. Somente neste ano, mais de dois mil veículos já foram apreendidos, sendo a maioria mototaxistas clandestinos e taxistas sem a documentação adequada, além de micro-ônibus mal conservados. As fiscalizações são direcionadas a todos os modais de transporte.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7