Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura inicia programa de revitalização nas escolas municipais

Compartilhe

Prefeitura de Manaus vai iniciar os serviços do “Programa de Revitalização Escolar 2019” e 18 unidades de ensino da rede municipal, de todas as zonas geográficas, receberão novos telhados em telha termoacústica, que é mais resistente, moderna e eficiente. Além disso, as unidades irão receber serviços de pintura, instalações elétricas e hidrosanitárias (água e esgoto). O programa é desenvolvido desde 2017 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e no ano passado outras 18 escolas foram atendidas. 

 

“O Programa de Revitalização Escolar está dentro de um projeto maior da prefeitura que visa garantir uma educação de qualidade às nossas crianças e jovens. Este ano, teremos ainda outras ações, além da construção de novas unidade de ensino, porque queremos dar todas as condições às escolas e aos professores, para que se possa propiciar espaço seguro, agradável e favorável ao aprendizado dos nossos alunos”, afirmou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 

De acordo com diretor do departamento de Engenharia e Transporte, da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) da Semed, Alan Miranda, para atender as escolas foi estabelecido um critério de criticidade pelo departamento. “Nas outras revitalizações, fazíamos apenas a manutenção do telhado. E, agora, com apoio do prefeito, nós podemos fazer a troca por completo com uma telha mais moderna e eficiente, que vai proporcionar o melhor conforto termo acústico para as salas de aula, melhor climatização e, possivelmente, uma redução do consumo de energia”, concluiu.

 

Primeiras escolas

 

As Escolas Municipais Vicente de Paula, bairro Japiim, zona Sul, e Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, são as duas primeiras unidades de ensino que vão receber os serviços do Programa.

 

A diretora da escola Vicente de Paula, Maria Santana da Silva Cunha, disse que os serviços de armações e vigas já iniciaram na quadra da unidade. Segundo ela, as provas dos alunos do 1º bimestre foram antecipadas por conta das obras, que devem alcançar as salas de aula no dia 3 de abril e com prazo de conclusão no final do mês. Todas as aulas serão repostas com calendário especial para os 1,6 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

“É um momento histórico, como a escola é grande, sendo uma referência na comunidade, já fizemos a reunião com os pais sobre isso. Essa troca só vai trazer benefícios na área pedagógica, pois é um telhado revestido, resistente e com telhas modernas”, comentou a diretora, lembrando que o telhado tem 38 anos de história.

 

A doméstica Lindalva Matos de Oliveira, 34, mãe da aluna do 7º ano, Alice Shekinah Matos Queiroz, 12, que estuda na escola desde ano passado, ficou feliz ao saber sobre o a troca do telhado e manutenção na escola. “É muito bom para segurança dos alunos. Considero ótima essa mudança, porque a escola tem 38 anos e nunca houve uma troca assim. É preferível parar agora e ajeitar o que for necessário do que ter problemas maiores lá na frente”, finalizou.

 

O aluno do 7º ano matutino, Wesley dos Santos Firme, 13, mesmo sabendo que vai ficar ausente da escola, também ficou feliz ao saber dos serviços que serão realizados. “É um serviço excelente para nossa escola, pois vamos ter mais tranquilidade para estudar”, disse.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7