Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), realizará, de 6/8 a 31/8, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A mobilização nacional, também chamada de “Dia D”, ocorrerá no dia 18/8.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a estratégia criada para este ano tem o objetivo de manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite no município.

A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal, correspondendo a 131.709 crianças vacinadas. Todas as crianças nesta faixa etária devem receber a vacina, mesmo aquelas que estão com a situação vacinal completa. A proteção conferida pela vacina é cerca de 90 a 95% e fatores individuais podem interferir na proteção e sua duração

Sobre a Pólio

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisias musculares, sendo os membros inferiores os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite.

As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o país livre da doença desde1990. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989.

Segundo a chefe da divisão de imunização da Semsa, Isabel Hernandes, nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessa doença.

Campanha apenas para a pólio

Manaus precisou antecipar a vacinação contra o sarampo, em razão do surto da doença na capital, portanto esta campanha será somente contra a poliomielite, sendo ofertada a vacina em 183 salas de vacina públicas distribuídas tanto na zona urbana, como na zona rural.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7