Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 1ª Semana Virtual da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

A abertura da 1ª Semana Virtual da Pessoa com Deficiência, com o tema “Educação Especial em tempos de pandemia: Escola e Família promovendo a inclusão”, será realizada pela Prefeitura de Manaus nesta sexta-feira, 21/8, das 14h às 16h, com transmissão pelo YouTube, no canal Eduinovam (Educadores Inovadores do Amazonas). A semana vai até o dia 28 deste mês, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei nº 13.585/2.017 do governo federal, de 26 de dezembro de 2017.

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação Especial (GEE), e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Em Manaus, a Semed comemora a semana todos os anos a partir de uma gama de atividades direcionadas pelos setores que cuidam diretamente da educação especial no município, como a Gerência de Educação Especial (GEE) e Centro Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (CMEE) e é voltada para todos os públicos, pois é um momento não só de comemoração pelos direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência, mas também de reflexão para a sociedade como um todo.

Segundo a gerente interino da GEE da Semed, Cintia Cavalcante Rodrigues, a programação será toda on-line. “Sabemos que a pandemia trouxe para nós muitas lições e, entre elas, a capacidade que nós seres humanos temos de nos adaptar, de nos reconstruir, de ser resilientes, e isso tem tudo a ver com educação inclusiva. Portanto, será um momento em que iremos dialogar com profissionais especialistas na área que são daqui, e de outras partes do país, acerca desses e de outros desafios, que é o processo de inclusão dos estudantes com deficiência, nesse momento em que a escola está distante fisicamente, mas que tenta a partir de diferentes metodologias se fazer presente no cotidiano deles e de suas famílias”, contou.

A Semed conta com mais de 5 mil estudantes com deficiência matriculados nas 496 unidades de ensino. As especificidades variam entre deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva/surdez, deficiência visual – baixa visão e cegueira, deficiência múltipla, surdo – cegueira e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também é considerado pela lei como pessoa com deficiência.

Abertura

A programação de abertura da 1ª Semana Virtual da Pessoa com Deficiência terá o Hino Nacional Brasileiro (vídeo de libras); mensagem motivacional pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, com o padre Isaías Severino de Lima e Ericka Grace Andrade Simões, psicóloga do Cme André Vidal de Araújo; apresentação cultural com o aluno Francisco Araújo Carvalho, da escola municipal Cândido Honório; e a palestra com a temática “Inclusão, educação, diversidade e os desafios da escola e família em tempos de pandemia”, com a professora Cátia de Lemos, da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam).

Palestra

Com o tema “Inclusão, educação, diversidade e os desafios da escola e família em tempos de pandemia”, a pedagoga e professora da Advam, Cátia de Lemos, destacou sobre seu momento de participação na abertura da semana com sua palestra.

“Aprendemos de maneiras diferentes e desenvolvemos metas e olhares acerca do mundo que nos rodeia. Nesse processo podemos discutir o papel, a importância da família no compromisso com as ações educativas, que são desenvolvidas na escola, no restabelecimento de laços afetivos, mas principalmente na construção da identidade desses alunos, e como enfrentarão situações de preconceito, que podem levá-los a processos de inclusão e exclusão pessoal e profissional no decorrer de toda sua vida”, explicou.

Programação:

Dia 24/8 – segunda-feira

Matutino – 8h50 às 11h

8h55min – Palavra da diretora do Centro Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo

9h – Abertura do dia: apresentação musical – Centro Cultural Aníbal Bessa – Sopranino

9h10 às 9h40 – Palestra 1- O Processo de Aprendizagem para Pessoa com Deficiência/ – Professora Carmen Silvia e Silva Martini da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

9h45 – Vídeo Motivacional dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo

9h50 às 10h20- Palestra 2- A importância da Educação Física Adaptada e Paradesporto para estudantes com Deficiência/Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves de Oliveira- SESI Suzano/SP

Vídeo – Apresentação dos programas desenvolvidos pelo CMEE em tempo de Pandemia

Agradecimentos e convites

Vespertino – 14h às 16h

14h – Apresentação Cultural em Libras

14h10 – Palestra Apoio emocional às famílias de estudantes público-alvo da Educação Especial – Psicóloga Ana Azulay da Creche Municipal Ana Lopes Pereira.

14h50h às 15h20 – Oficina de Sistema Braille Básico / Modo leitural – Professora Maria do Carmo Silvestre, Assessora e Formadora da GEE.

15h25 às 16h – Palestra temática: Leis que fundamentam os direitos da pessoa com deficiência – Professora Joana Angélica Monteiro Stoller, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Agradecimentos e convites

Dia: 25/8 – Terça-feira – matutino – 8h30min às 11h

8h30min – Abertura cultural: José Muniz (Muniz do Arrasta-pé)

8h40min – Relatos de experiências pais de estudantes com deficiência em tempos de Pandemia.

9h às 10h – Palestra com a professora Rosângela Machado – tema: “A educação especial em tempo de pandemia: Escola e família promovendo a inclusão”, professora do AEE e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Faculdade de Educação da Unicamp.

10h às 10h05 – Apresentação Cultural

10h10 às 10h50 – Professor José Eduardo Lanuti Palestra: Os desafios do ensino da Matemática para estudantes com deficiência em tempos de pandemia, professor adjunto e presidente da comissão de acessibilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Três Lagoas.

Agradecimentos e convites

Dia 26/8 – Quarta-feira – vespertino – 14h às 16h

14h – Abertura cultural – Ballet com a estudante Maria

14h10 às 15h10 – Oficina de Aplicativos e Recursos Acessíveis – Parceria com a Movie Reading Brasil

15h10 às 16h – Debate Pedagógico: Atendimento Educacional Especializado em tempo de pandemia, professores de AEE/ Manaus e professor da Rede de Contagem na grande BH.

Apresentação Cultural

Agradecimentos e convites

Dia 27/8 – Quinta-feira – DIA D – Exposição de ideias criativas e exitosas para Educação Especial e Inclusiva – Horário Integral

9h – Abertura Cultural: Professor Aldean- apresentação Instrumental.

9h15 às 9h45 Apresentação das atividades exitosas de professores e estudantes em conjunto com as famílias em tempos de aulas remotas.

9h50 às 10h10 – Relato de experiências inclusivas dos professores do CMEI Professora Rossana Gadelha, escola municipal Maria Lena, dentre outras.

10h10 – Vídeo “O que é ser um professor criativo em tempos de pandemia” – Relatos de Professores.

10h15 – Apresentação Cultural: Professor Aldean

10h25 – Agradecimentos e Convites

Vespertino – 14h às 16h

14h- Abertura – Apresentação Cultural Instrumental

14h10 – 14h40: 1ª parte das apresentações das atividades exitosas de professores que atuam na Modalidade da Educação Especial em conjunto com estudantes e famílias em tempos de Aulas remotas.

14h40 – 14h45 – Momento de relaxamento

14h45 – 15h30 – 2ª parte das apresentações das atividades exitosas de professores que atuam na modalidade da educação especial em conjunto com estudantes e famílias em tempos de aulas remotas.

15h40 – Agradecimentos e convites

Dia 28/8 – Sexta-feira – Encerramento – 14h às 16h

14h – Palavras iniciais: Cerimonial

14h às 14h55 – Palestra de encerramento: “A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em tempos de pandemia”, Professor Carlo Schmidt – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).

15h – Apresentação de um vídeo: com atividades realizadas por estudantes e professores (referente ao 1º semestre/aulas não presenciais, de todas as DDZs).

15h15 – 15h30 – “As ações desenvolvidas pela Gerência de Educação Especial – GEE: por Cíntia Cavalcante, gerente em exercício da GEE–

15h30 às 15h40 – Apresentação Cultural

15h45 às 16h – Agradecimentos/Palavras de Fechamento

 

Com informações da Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7