Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura atua na conclusão de três obras de Mobilidade

Compartilhe

Três importantes obras relacionadas à mobilidade urbana devem ser entregues pela Prefeitura de Manaus até o fim do mês de dezembro. E, para garantir o qualidade do serviço, o prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, esteve, na manhã deste sábado, 9/12, visitando as obras da nova ponte da avenida Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, e a rotatória da avenida Natan Xavier, na zona Norte.

Além das duas obras, também está prevista a entrega para este mês a conclusão dos trabalhos de revitalização da Avenida do Futuro, na divisa da zona Oeste com a Centro-Oeste. A obra contempla o asfaltamento completo de 3,2 quilômetros de via nos dois sentidos, iluminação a LED, reforma de calçadas e meio-fio, paisagismo no canteiro central e ainda uma ciclofaixa.

Esse importante corredor viário interliga os conjuntos Jardim Versalles, Campos Elíseos, Belvedere e outros do bairro Planalto, bem como do Ajuricaba e Redenção, com a Avenida do Turismo, no Tarumã.

O prefeito em exercício explicou que na avenida Nilton Lins os trabalhos de conclusão da nova ponte passam por últimos ajustes. A edificação vem substituir uma antiga ponte que oferecia grande risco por apresentar rachaduras e afundamento de pista.

“Executamos um projeto moderno que garante resistência para receber os três mil carros que passam por hora pelo local. Dessa forma, oferecendo segurança para motoristas e pedestres”, disse Rotta.

Na avenida Natan Xavier a construção da nova rotatória reorganiza o trânsito da região e garante mais ainda a acessibilidade entre a Avenida das Torres e o Corredor Viário do Mindu à rua João Câmara, no Novo Aleixo. A obra era uma reivindicação de quem passa diariamente pelo local e, principalmente, dos comerciantes da região.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) deve iniciar, na próxima semana, os trabalhos de sinalização vertical e horizontal para que a rotatória seja entregue à população.

“Viemos verificar o processo de agilidade dos trabalhos, pois tínhamos aqui um sério problema de ordenamento de trânsito que vamos resolver com a entrega desta obra”, garantiu o prefeito em exercício.

Prevenção

Ainda pela manhã o prefeito em exercício visitou um dos 23 pontos, que, neste sábado, recebem os serviços de dragagem de igarapé na cidade de Manaus. Ele foi até o igarapé da rua Carpina, na Redenção.

“Estamos fazendo esse trabalho sob a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto desde janeiro de forma ininterrupta. Por isso nós vamos fechar o ano com mais de 80 quilômetros de dragagens o que significa mais de três mil caçambas de lixo e areia retiradas de dentro dos igarapés”, contabilizou.

Os trabalhos previnem maiores transtornos aos moradores das margens dos igarapés que sofrem com alagações no período chuvoso.

Dentre as áreas que estão recebendo ações emergenciais está o Igarapé do Passarinho, no bairro Terra Nova, zona Norte; igarapés do Jardim Versalhes e do bairro Redenção, ambos na zona Oeste; igarapés do Jardim Primavera, zona Centro-Sul; Igarapé do Mindu e o beco Ayrão, situado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

As equipes executaram, ainda, serviços nos igarapés dos bairros: Rio Piorini, Parque 10 de Novembro; Flores; Jorge Teixeira; Adrianópolis; Novo Israel; Compensa; Cidade de Deus; Santa Etelvina; Cidade Nova; Terra Nova 3; Braga Mendes; Zumbi; Florestal; Colônia Santo Antônio; Comunidade Rio Piorini e Fazendinha.

Texto: Ulysses Marcondes / Semcom

Fotos: Mário Oliveira / Semcom e Alexandre Fonseca / Seminf


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7