Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura abre programação da campanha contra o câncer de mama e do colo do útero

Compartilhe

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus abriu, no início da noite desta sexta-feira, (1º), em frente ao Museu da Cidade de Manaus, no centro histórico da capital, a campanha “Outubro Rosa” de 2021. O evento foi realizado em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas (RFCC-AM), Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Para marcar o início da programação, o Museu ganhou iluminação rosa, o que ocorreu simultaneamente em outros prédios públicos da capital.

Na abertura, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo do útero.

“Durante todo o ano, nossas unidades já trabalham com esse cuidado. No mês de outubro, aderindo a este movimento, que acontece no mundo todo, nós intensificamos esse cuidado, com ênfase na prevenção desses tipos de câncer, principalmente o do colo do útero, cuja incidência na nossa região é muito maior”, disse.

O diretor-presidente da Fundação Cecon, Gérson Mourão, destacou a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. “A partir de agora, a Semsa e o Estado vão conseguir fazer uma biópsia e com esse resultado, as mulheres chegarão mais precocemente à Fundação Cecon. Não adianta termos os melhores equipamentos, se não tivermos esse fluxo em relação às pacientes”, apontou.

A programação no município, coordenada pela Semsa, contempla as unidades de todos os Distritos de Saúde (Disas) e tem como público-alvo a população feminina, os homens trans, meninas a partir de 9 anos e meninos, a partir dos 11 anos, sendo para os dois últimos, a intensificação da vacinação contra o HPV. Este ano, também as mulheres indígenas terão atividades especialmente organizadas para elas.

Toda a rede básica e especializada da Semsa estará mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce, nas unidades de saúde e escolas integrantes do Programa Saúde na Escola. Também está programada a realização de um “Dia D” com ações de saúde e de prevenção em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselhos Locais de Saúde, Fundo Manaus Solidária e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades programadas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo e de adolescentes (meninas de 9 anos e meninos de 11 anos) para a vacina contra o HPV. Também serão realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7