Brasília Amapá |
Manaus

Prefeito David Almeida anuncia a vinda de 108 médicos para Manaus

Compartilhe

Manaus (AM) – Em evento com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde foi anunciada a vinda de mais 108 novos profissionais de saúde do programa federal “Mais Médicos para o Brasil”, nesta sexta-feira (29) no auditório da sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste, o prefeito de Manaus, David Almeida agradeceu o aumento do teto do Sistema Único de Saúde (SUS) para a capital do Amazonas.

“Dobrar o nosso teto do SUS representa a primeira grande vitória da cidade que, no ano passado, em números fechados, executou um bilhão e 100 milhões de reais, dos quais 190 milhões vieram do governo federal e agora serão 380 milhões de reais”, comemorou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito David Almeida afirmou que o aumento no repasse do SUS é o primeiro passo para transformar a cidade e é uma das maiores conquistas da história da saúde pública de Manaus.

“Nos próximos meses a cidade de Manaus dará um salto de qualidade e se tornará um lugar cada vez melhor para se viver. As tratativas com o Ministério da Saúde começaram no dia 10, com a apresentação das nossas necessidades. Nós vamos ampliar as nossas unidades de referência de combate à Covid-19, que hoje são 22, e praticamente dobrar essa quantidade de UBSs”, destacou o prefeito.

Além do ministro da Saúde, o evento contou com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Eduardo Pazuello ressaltou a necessidade de atenção que a capital amazonense precisa e como as dificuldades de logística têm atrapalhado as ações do governo federal, que vem vencendo essas barreiras, enviando o suporte adequado. Outro ponto mencionado pelo ministro foi o acompanhamento social que o Ministério da Cidadania passará a fazer no Amazonas.

“Ainda nesta sexta-feira, uma equipe chegará em Manaus, para tratar do planejamento estratégico das famílias, em conjunto com a prefeitura”, garantiu.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, elogiou a forma como a gestão municipal vem cuidando das pessoas. O secretário lembrou que desde o início das conversas, a necessidade de médicos era a maior dificuldade apontada.

“Eles sempre disseram que o problema era a falta de médicos, então depois de conversar com o nosso jurídico, abrimos o edital emergencial e fizemos exatamente como a prefeitura pediu: 108 médicos em prazo recorde. Hoje chegam os primeiros”, disse Raphael.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, há 29 dias as políticas públicas da atenção básica estão sendo organizadas para que a saúde possa ter melhores resultados e destacou a campanha de vacinação, que já é a mais desafiadora do município.

“Nós estamos há 29 dias atendendo e reorganizando todas as políticas públicas da atenção básica da nossa cidade, junto com a equipe do doutor Raphael. Esse alinhamento vai nos ajudar a ter os melhores resultados em relação à Atenção Primária na cidade. Hoje nós iniciamos o que eu classifico como a campanha de vacinação das mais complexas que já fizemos”, disse, acrescentando que os novos médicos chegam em meio à maior crise sanitária que o país vive, e que vão somar com a equipe que há mais de um ano vem lutando pela saúde da cidade.

Profissionais

Os 108 novos profissionais começaram a se apresentar e 32 já estão na capital amazonense, sendo 29 manauenses. Todos serão pagos pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, os novos médicos atuarão nas unidades de saúde preferenciais, para o atendimento inicial a casos suspeitos de Covid-19.

Uma das profissionais que se inscreveram no programa é Débora Gadelha, médica amazonense que já atuava na linha de frente na rede privada de Manaus.

“Eu já atuava na linha de frente na rede particular, mas como egressa da rede pública de ensino, formada pela Universidade do Estado do Amazonas, a UEA, eu senti a necessidade de me apresentar e devolver à população tudo o que a cidade já fez por mim”, disse a profissional de saúde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7