Brasília Amapá |
Manaus

Pessoas em situação de rua expõem trabalhos e participam de palestras

Compartilhe

Dando continuidade à programação ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no último sábado, 19/8, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizou nesta segunda-feira, 21/8, diversas atividades multidisciplinares para os usuários atendidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP), localizado na rua Silva Ramos, 132, Centro.

Ao longo dos corredores da instituição foram expostos diversos trabalhos com as seguintes frases: Que seria da vida? Se não tivéssemos o valor de tentar algo novo; Tenho direito a ter direito; E se fosse você?; Atendimento humanizado, entre outras.

O que mais chamou a atenção foram os desenhos de pontos turísticos da cidade feitos pelos próprios usuários, além da representação da moradia das pessoas em situação de rua com o intuito de mostrar, como eles ocupam esses espaços chamados de acampamentos.

De acordo com o gerente do Centro POP, Rozinaldo Silva, os usuários visitaram diversos pontos turísticos da capital para que pudessem reproduzir estes espaços na perspectiva do olhar de cada um.

“Um trabalho como este é de suma importância tanto para os usuários quanto para sociedade. Entender que existe essa população que muitas vezes é invisível pelos olhos de muitos e esclarecer também os direitos que eles têm. O mais importante de tudo é ajudá-los a tomar consciência, despertá-los sobre o risco que correm nas ruas e sobre seus talentos que precisam ser despertados”, destacou.

Francisco Renato, 33, exibiu com orgulho os desenhos produzidos por ele mesmo da fachada do Teatro Amazonas. Há três meses ele é usuário do Centro POP, onde faz as refeições e higienização.

“Vim da cidade de Fortaleza tentar a vida em Manaus, mas por conta da crise econômica tudo foi diferente de como eu sonhei. Estou na situação de rua há dois anos. Ter um local que nos ouve e luta pelos nossos direitos é muito gratificante”, disse ele emocionado.

Além das exposições, os técnicos orientaram os usuários sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) comuns na população em situação de rua, palestras voltadas aos direitos humanos e corte de cabelo. Eles também tiveram a oportunidade de participar de uma escuta coletiva marcada por emocionantes histórias de vida.

Para a chefe de Divisão de Média Complexidade da Semmasdh, Ana Lúcia Mitouso, esse tipo de atividade fortalece o protagonismo dessas pessoas.

“Cada um coloca o que está lhe angustiando. Aquela pessoa que não consegue falar acaba sendo contemplada no discurso de outra. É evidente a necessidade dessas pessoas em serem ouvidas. Nosso papel aqui, enquanto servidores do Centro POP, é emponderá-los”, enfatizou.

Novo Centro POP

No dia 16/8, a Caixa Econômica Federal esteve no prédio que irá funcionar o Centro Pop, localizado na Rua 1, bairro Petrópolis, na zona Sul. Atualmente, o espaço utilizado é alugado e passará para um local próprio, gerando economia para o município.

A obra já foi aprovada pelos fiscais da Caixa e, em setembro, a Prefeitura de Manaus inaugurará a nova unidade que vai garantir atendimento humanizado e de qualidade às pessoas em situação de rua.

Atendimentos

No primeiro semestre deste ano foram atendidos 297 usuários no Centro POP. Deste total, 206 recebem atendimento diário na instituição gerida pela Semmasdh fazendo refeições, higienização e guarda volumes.

Serviço

Para acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social para pessoas em situação de rua da Semmasdh a população deve entrar em contato pelos seguintes canais de comunicação: 0800 092 1407 e 0800 092 6644.


Fotos: Assessoria.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7