Brasília Amapá |
Manaus

Pessoas com alto grau de imunossupressão já estão recebendo a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Manaus

Compartilhe

Prefeitura de Manaus começou a aplicar, nesta quinta-feira, 30/9, a dose adicional da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com alto grau de imunossupressão, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias. Para essa terceira dose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima um público de 6.553 pessoas aptas à terceira dose, porque já receberam as duas doses iniciais.

Nesta sexta-feira, 1º/10, também poderão procurar os pontos de vacinação trabalhadores da Saúde com 50 anos e mais e, 60 anos e mais, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses.

A secretária de saúde do município, Shádia Fraxe, esteve no ponto de vacinação do sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, zona Oeste, para acompanhar o início do atendimento a esse público.

“É mais um avanço da campanha de vacinação em Manaus, que tem sido pioneira em muitas etapas nessa imunização. Nós estamos diariamente atendendo a população da cidade, contemplando os grupos, buscando deixar o maior número possível de pessoas protegidas dos efeitos dessa doença. Amanhã teremos novos grupos recebendo a dose de reforço. Para atender a todo esse público, faremos uma intensificação no final de semana, inclusive para alcançar aos que ainda não tomaram a segunda dose”, informou.

Público-alvo

Podem receber a dose de reforço pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids, independentemente do nível de contagem de célula T-CD4+; as que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a terceira dose, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita original e cópia, que ficará retida para controle. A relação dos documentos específicos está disponível nos perfis oficiais da secretaria @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook

Horários da vacinação

Nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2/10, os horários de funcionamento serão diferenciados: seis pontos estratégicos estarão abertos na sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado, de 9h às 18h. As unidades de saúde atenderão no horário de 9h às 16h, nos dois dias. Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados no link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da secretaria.

Campanha

Seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde na nota técnica nº 1.203/2021, a Semsa Manaus aboliu o intervalo entre a aplicação das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

A Semsa dá prosseguimento, nesta sexta-feira, à vacinação com primeira e segunda doses para o público geral a partir dos 12 anos de idade. A capital está perto de completar 2,5 milhões de doses de vacinas aplicadas desde o início da campanha, dia 19 de janeiro deste ano, sendo 1,547 milhão de primeiras doses e 913 mil segundas doses. Mais de 52% da população vacinável já estão com o esquema vacinal completo.

Os adolescentes de 12 a 17 anos que forem tomar a primeira dose, deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também precisarão apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.

A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação e fornecer informações sobre a data do agendamento para a segunda dose.

Além disso, a Semsa também disponibiliza o “Filômetro”, no qual é possível verificar o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.

* Com informações da assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7