Para minimizar impacto das chuvas, prefeitura atua na recuperação de vários pontos de drenagem em Manaus

Por Almeida em 30 de março de 2021 às 15:21 | Atualizado 30 de março de 2021 às 15:21

Manaus – Iniciou na manhã desta terça-feira (30),  a fim de minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), uma força-tarefa para a execução preventiva de obras de drenagem profunda e superficial por toda a cidade, com intuito de evitar possíveis rompimentos de tubulações muito antigas. A ação compõe um conjunto de medidas estratégicas de infraestrutura, como determina o prefeito David Almeida.

De acordo com o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, mesmo com as fortes chuvas, como a de hoje, a prefeitura atua com muito esforço, superando as dificuldades impostas pelo período de inverno amazônico.

“Nossa preocupação é com a população manauara. Nós estamos trabalhando para garantir uma cidade com infraestrutura de melhor qualidade a todos. A Seminf se antecipa aos problemas que porventura venham surgir. Um trabalho que tem demandado muito empenho e dedicação de todos os servidores do órgão e o prefeito David Almeida, tem diariamente determinado ações preventivas”, disse Rotta.

Torquato Tapajós

Servidores da Seminf trabalham na recomposição da rede de drenagem profunda, com aproximadamente dez metros de extensão, localizada em frente ao Clube Municipal, que cedeu devido às fortes chuvas dos últimos dias e comprometeu um trecho da avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, na zona Centro-Sul da capital. A ação é uma medida preventiva que vem sendo realizada para evitar danos à população e garantir a segurança de quem trafega na via.

A equipe, composta por dez servidores da Seminf, trabalha no local desde cedo, executando a recomposição da caixa coletora e o desanelamento dos tubos da rede. Todo o maquinário necessário para a execução célere dos serviços está sendo utilizado como, por exemplo, caminhões e retroescavadeiras.

Outras zonas da cidade

Na zona Oeste, a equipe da divisão distrital do bairro Compensa foi deslocada até o bairro Vila da Prata, na rua Ajuricaba, para cumprir o cronograma de obras preventivas, em rede de drenagem de aproximadamente 10 metros de extensão. Já no bairro Japiim, zona Sul, uma antiga tubulação de águas pluviais na rua José Prestes começou a ser ampliada com a implantação de novos canos em concreto armado, evitando alagações na área. Simultaneamente os bairros São Lázaro, Morro da Liberdade, Redenção, Lírio do Vale, Colônia Oliveira Machado e Novo Israel recebem serviços de drenagens em pontos específicos.

As obras para implantar tubulações de águas pluviais são medidas de prevenção adotadas pelas equipes de obras do município para proteger os moradores dos bairros de Manaus de possíveis danos materiais às suas residências e garantir a segurança aos motoristas e pedestres.

Deixe seu comentário