Brasília Amapá |
Manaus

Órgãos da Segurança Pública apreenderam mais de 48 toneladas de drogas no AM em quatro anos

Compartilhe

Manaus – Nos últimos quatro anos, o sistema de Segurança Pública do Amazonas apreendeu mais de 48 toneladas de entorpecentes em todo o Estado. Os números são da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e representam o total de apreensões de maconha e cocaína de janeiro de 2014 a outubro deste ano.

De acordo com os dados da Seai, de 2014 a outubro deste ano foram apreendidos 48.022,60 quilos de entorpecentes em todo o Amazonas. Só este ano, de janeiro a outubro, as apreensões totalizam mais de 7,3 toneladas sendo 5,3 toneladas de maconha e 1,9 toneladas de cocaína em todo o Estado.

O titular da Seai, delegado Herbert Lopes, informou que o volume de apreensões é fruto das operações realizadas pelos órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública e do trabalho das equipes de inteligência. “Hoje a investigação trabalha com foco no crime organizado. Um diferencial em nossas ações foi a Operação Banzeiro, que tem como foco a repressão ao tráfico de drogas, assim como as demais operações realizadas, mas com combate ao ativo financeiro das organizações. A investigação não surte efeito se só atacarmos a droga, se apreendermos só o entorpecente. Temos que atacar o dinheiro e é desta forma que estamos agindo atualmente”, explicou Lopes.

Do volume total de drogas apreendidas este ano, 2,6 toneladas (1,6 mil quilos de maconha e 1 tonelada de cocaína) foram apreendidas em ações dos órgãos de Segurança Pública em Manaus e 4,6 toneladas (3,7 mil quilos de maconha e 924,91 quilos de cocaína) nos municípios do interior do Estado.

O secretário de segurança pública, coronel da Polícia Militar do Amazonas Amadeu Soares, disse que um dos destaques da gestão foi o fortalecimento do trabalho de combate ao tráfico, com a intensificação das ações de inteligência e das operações integradas na capital e interior amazonense. De janeiro até setembro deste ano, as polícias prenderam 2.547 pessoas por tráfico de drogas.”Estamos atuando em todas as frentes de maneira articulada e integrada, com base nas informações da inteligência para agir de forma precisa e sufocar o crime. Trabalhamos na Inteligência, investigando e também aumentando a repressão da violência nas ruas e reforçando o trabalho preventivo com ações educativas e de sensibilização”, disse o secretário de segurança.

Evolução de apreensões

Desde 2014 o volume de apreensões de entorpecentes vem crescendo no Amazonas. De acordo com dados da Seai/SSP-AM, em 2014 foram apreendidos 3.162 quilos de drogas em todo o Estado. Em 2015, houve um crescimento de 250,67% no volume de apreensões que totalizaram, naquele ano, mais de 11 toneladas.

Em 2016, foram apreendidas cerca de 10 toneladas de entorpecentes. No ano passado, houve um aumento de 64,24% no total de apreensões se comparado com 2016, com mais de 16,4 toneladas de drogas apreendidas pelos órgãos de Segurança Pública.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7