Brasília Amapá |
Manaus

Olimpíadas – Marinha vai isolar orla fluvial na Ponta Negra

Compartilhe

NAVIOA orla da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, será interditada pela Marinha. A navegação será restrita nas proximidades do Hotel Tropical, que hospedará as delegações de futebol que estarão na capital para disputar jogos da Olimpíada Rio 2016. O acesso de barcos ao hotel será controlado. O navio de patrulha Pedro Teixeira já está ancorado em frente ao hotel e ficará no local até o dia 10 de agosto. Também haverá uma LAR (Lancha de Ação Rápida) e uma LAEP (Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha).“Foram colocadas duas boias e o navio está localizado no meio delas. As lanchas farão patrulhamento, inspeções, e segurança aquaviária. Haverá, inevitavelmente, embarcações com material e pessoas chegando e saindo o hotel. Por hospedar as delegações, é uma área sensível que exige uma segurança maior”, disse o capitão-tenente do 9º Distrito Naval, Carlos Eduardo Nunes Pessanha.

A hipótese de um ataque terrorista em Manaus durante os jogos de futebol da Olimpíada não é descartada pela Marinha, que realizou treinamento aéreo com o Esquadrão UH-3 (3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral), na tarde dessa quinta-feira, em Manaus. Mais de 800 fuzileiros navais estão envolvidos na segurança fluvial, que envolve resgate médico. “A preparação consiste em atividades de inteligência, logística, comunicação social e a própria divulgação à sociedade em como os órgãos de segurança e forças armadas estão atuando e quais as ações futuras para evitar ou saber lidar com um eventual ataque”, explicou.

Nos dias 4, 7 e 9 de agosto, datas dos jogos, a FAB (Força Aérea Brasileira) e o Exército reforçarão o contingente militar no entorno do Hotel Tropical. No dia 4 de agosto, às 18h, jogam Suécia e Colômbia e, às 21h, Nigéria e Japão. No dia 7 (domingo) às 18h, será a vez de Suécia e Nigéria e às 21h, Colômbia e Japão, ambos pelo torneio masculino. No dia 9 de agosto (terça-feira), às 18h, será a rodada do torneio feminino entre Colômbia x Estados Unidos e, às 21h, África do Sul x Brasil.

Pessanha explica que em situações normais, o tempo previsto de preparo da equipe e aeronave até levantar voo é de aproximadamente 1h30. Na Olimpíada, o tempo precisa ser, no máximo, de 30 minutos. “Estamos preparados para fazer todo o procedimento. A equipe já estará de prontidão para qualquer necessidade e, em 30 minutos, a aeronave estará preparada para decolar”, afirmou. Três helicópteros modelo Esquilo UH-12 serão usados no apoio da segurança.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7