Brasília Amapá |
Manaus

Novo sistema de Notas Fiscais de Serviços eletrônicas para empresas será lançado em janeiro

Compartilhe

A partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, a Prefeitura de Manaus implementará seu novo sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica, modelo 1, para empresas e profissionais autônomos, o NFS-e Manaus. O pleno funcionamento do Datacenter do município e as diversas ações implementadas de modernização na administração tributária, destaca o secretário Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Lourival Praia, viabilizaram o executivo municipal obter um sistema próprio, que funcione a partir da infraestrutura de TI da própria prefeitura.

Mais de 120 mil empresas, entre prestadoras e tomadoras de serviços, deverão migrar para o novo sistema, que será acessado a partir de um endereço eletrônico, com suporte para utilização em tablets e smartphones. “Essa é uma das vantagens para os empresários, o acesso e a emissão por meio de dispositivos móveis. Pelo smartphone, por exemplo, o prestador ou tomador de serviços poderá emitir ou consultar a sua nota, por meio de um sistema prático e com funcionalidades bem intuitivas”, pontua o secretário da Semef.

Além da mobilidade, o sistema NFS-e Manaus permitirá uma gestão fiscal mais efetiva, tanto por parte do município, quanto do empresário. Em média, o município contabiliza emissão de 246 mil Notas Fiscais de Serviços eletrônicas para empresas por mês. A expectativa é que esse número aumente e empurre a receita do Imposto Sobre Serviço (ISS) para um crescimento de 20%. A projeção é que a arrecadação do ISS deste ano feche em R$ 552,2 mi.

“O sistema fará a apuração automática do ISS, com operacionalização em um único módulo, inibindo dessa forma a sonegação, gerando assim um aumento natural da receita”, explica Praia.

Apresentações

A Semef divulgará nos próximos dias um cronograma com apresentações voltadas a contadores e empresas, tomadoras ou prestadoras de serviços, que emitem ou recebem a Nota Fiscal de Serviço eletrônica para pessoa jurídica. Nas apresentações serão tratadas as principais vantagens e funcionalidades do programa.

O cronograma e a opção de inscrição para as apresentações serão disponibilizados a partir da próxima semana nas página da Prefeitura de Manaus e da Semef.

Texto: Divulgação / Semef


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7