Brasília Amapá |
Manaus

Nota de Pesar: Morre aos 74 anos o médico Luiz Fernando Nicolau, fundador do Grupo SAMEL

Compartilhe

Manaus (AM) – O Portal CM7 Brasil lamenta profundamente o falecimento do empresário, político, médico e professor universitário, Luiz Fernando Nicolau, o patriarca de uma das famílias mais estimadas na construção da qualidade de vida do povo amazonense. Luiz Fernando faleceu no início da tarde desta segunda-feira (16), aos 74 anos de idade, e a confirmação do óbito foi informada por meio da assessoria de comunicação.

O empresário lutava há meses com um problema de saúde mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Visionário, o empreendedor esteve por décadas a frente de seu tempo e como consequência de sua inteligência, parte deste mundo deixando um legado de amor e dedicação ao próximo.

O Portal CM7 Brasil reitera os pêsames e condolências aos amigos e familiares de Luiz Fernando que, nesse momento, enfrentam com resiliência a partida do chefe da família Nicolau. O corpo será velado a partir das 18h no salão nobre da Assembleia Legislativa do Amazonas, localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 3950, Flores; onde foi vice presidente.

Confira na íntegra o comunicado oficial emitido: 

NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro.

Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores.

Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem.

Manaus, 16 de novembro de 2020

Luís Alberto Nicolau
Diretor-presidente do Grupo Samel

Legado

A história de Luiz Fernando Sarmento Nicolau, começa ainda em 1968, quando ainda migrante carioca residente em Manaus, decidiu cursar Medicina na Universidade Federal do Amazonas.

Filho de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Nicolau formou-se em 1973 e, depois de uma pós-graduação em administração hospitalar, cursada dois anos depois no Instituto São Camilo, em São Paulo, decidiu fundar, em 1976, o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Aquele foi o embrião da Samel, hoje a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

Mas Nicolau também construiu uma longa carreira política, que começou em 1986, elegendo-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente em 1988. Neste último ano, licenciou-se do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e quatro anos mais tarde foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos (àquela altura uma votação consagradora). Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998.

Já nos anos dois mil, o médico e professor universitário Dr. Luiz Fernando Nicolau (PSD) assumiu no dia 12 de dezembro de 2012, o mandato de deputado federal, na Câmera dos Deputados, em Brasília. O parlamentar foi o primeiro suplente da, na época, deputada licenciada secretária de governo, Rebecca Garcia.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7