Brasília Amapá |
Manaus

No Amazonas, nomes sociais são incluídos em títulos de 49 eleitores transexuais

Compartilhe

Manaus- No Amazonas, 49 eleitores transexuais e travestis já fizeram atualização de identidade de gênero no Cadastro Eleitoral para solicitar inclusão de nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou balanço sobre a inclusão do nome social realizada até dia 3 de maio. O Amazonas foi segundo com maior número de pedidos de nome social do título eleitoral, dentre os estados da Região Norte do Brasil.

Nome social
O “nome social” é aquele que designa o nome pelo qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido, de acordo com a identidade de gênero.

A opção pela autoidentificação foi reconhecida pelo TSE em sessão administrativa realizada no dia 1º de março deste ano. No último dia 22, o tribunal decidiu também que transexuais e travestis podem solicitar a emissão de título de eleitor com seu nome social, acompanhado do nome civil.

A solicitação pode ser feita até dia 9 de maio, quando os atendimentos da Justiça Eleitoral serão encerrados. O dia 9 de maio é a data limite para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

A data também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018.

Fonte: G1 AM


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7