Morena, quente e apaixonante; saiba como surgiu a cidade Manaus
Manaus (AM) – A fundação da cidade de Manaus está diretamente ligada pela colonização portuguesa através do desbravamento na ‘Cidade dos Nobres Barés’ ou ‘París dos Trópicos’ Como era chamada popularmente na época.
Apreciada como região de muitas riquezas naturais, os portugueses então estabeleceram seu domínio político e militar nessa.
Fundação da cidade
Em pé em uma caravela e acompanhado de mais de 27 homens, no dia 24 de outubro de 1669, o colonizador português, Capitão de Artilharia, Francisco da Mota Falcão, fundou a cidade de Manaus em torno do Forte de São José do Rio Negro. Local exato onde se juntam os rios, Negro e Solimões. Com isso, os portugueses controlaram o acesso na parte mais ocidental da Amazônia.
Povoado
O primeiro povoado foi chamado de São José da Barra do Rio Negro, posteriormente, em 1848, passou a categoria de vila se chamando então, de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro ou Vila da Barra.
Consequentemente, a cidade recebeu o nome de Manaós, uma justa homenagem ao povo indígena da região, que já não existe, sobretudo tem grande importância, por sua bravura resistência e valentia.
Atualmente, a cidade de Manaus aparece na lista entre as 30 melhores cidades para fazer negócios na América Latina. Dando destaque para os incentivos fiscais federais, por meio do Polo Industrial que comporta mais de 600 fábricas, gerando emprego e colaborando para a economia do Brasil.
Com todo avanço econômico, a cidade cresceu dando origem a construção do Teatro Amazonas.Vale ressaltar também que, o desenvolvimento está ligado à exploração da borracha. Neste ano, Manaus completa 352 anos e busca viver um novo ciclo, saindo da maior pandemia da história.