Monumento em homenagem a tenente assassinada em Manaus é revitalizado
Manaus – Nesta quinta-feira (30), o monumento Tenente Roxana Bonessi, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste da capital, recebeu revitalização por parte da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O titular da pasta, Sabá Reis, afirmou que a recuperação da estátua tem o objetivo de manter presente a lembrança do fato que motivou a construção desta.
“Restauramos o monumento porque não queremos deixar morrer a chama da luta e da conscientização”, pontuou.
Roxana Bonessi era tenente do exército e foi assassinada pelo próprio companheiro, o capitão Paulo Nelson Lima Loureiro, em 2 de dezembro de 2002. À época, a militar foi encontrada em uma área de mata entre os bairros Zumbi 2 e Distrito Industrial. Ela foi morta com uma facada no pescoço.
A obra foi erguida pela própria família da vítima, portanto, trata-se de um monumento particular. Entretanto, Sabá Reis afirmou que o significado da escultura já é tão popular na cidade de Manaus, que a revitalização dela é legítima.
“O monumento está muito bonito, digno. É uma chama de alerta que reacendemos para que possamos ampliar essa conscientização”, disse.