Brasília Amapá |
Manaus

Manaus Solidária proporciona dia de lazer a pacientes em tratamento contra o câncer na FHemoam  

Compartilhe

Manaus – Lutar contra o câncer e a favor da vida em qualquer idade é um exercício de fé, de superação aos medos e desafios. E quando se é criança essa luta pode ser ainda mais complicada e repleta de altos e baixos em muitos momentos. Criado também com o intuito de ajudar e acolher crianças em tratamento contra o câncer, o Fundo Manaus Solidária, juntamente com parceiros, realizou nesta terça-feira, 10/4, uma manhã divertida, com atividade lúdicas e recreativas na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

Tímidas no primeiro momento, elas logo perceberam que a festa era para elas e começaram a interagir com os recreadores do Parque Cidade da Crianças. À vontade, assistiram à peça “A dificuldade e a felicidade”, que foi especialmente criada para que crianças e pais sentissem, de forma lúdica, que apesar das dificuldades próprias da doença é possível ter momentos de alegria e, mais que isso, é preciso ter confiança de que as adversidades podem ser superadas e que a felicidade de ter a saúde de volta é algo possível de ser alcançado.

A vice-presidente do Manaus Solidária, Mônica Santaella, ressaltou que a atividade é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e que o intuito da ação foi falar em câncer, mas não de uma forma dura e triste, mas que refletisse uma mensagem de superação e de amor, de uma maneira simples e de fácil entendimento.

“A nossa presidente, Elisabeth Valeiko Ribeiro, se preocupa muito com a causa do câncer, com esse apoio e acompanhamento tão necessários para quem luta contra a doença. Não à toa, um dos objetivos da criação do Manaus Solidária é o atendimento às crianças com câncer e, por isso, nós estamos aqui, para dar força e animar as crianças nessa luta diária contra a doença”, afirmou Santaella.

Realizada em parceria com a FHemoam, o Grupo Raio de Sol, as secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e Flex Live Smarter, a programação incluiu a apresentação teatral e, ainda, de músicas infantis.

“Eles precisam muito desse tipo de alegria. Cada um deles tem um tipo de doença do sangue, fazem o tratamento aqui na FHemoam e nós, do Raio de Sol, apoiamos as famílias e agradecemos muito ao Manaus Solidária por essa iniciativa, pela acolhida que tiveram com as nossas crianças. Eles precisam dessa atenção, desse campo social e nós só temos a agradecer”, disse Wilmara Silva, membro da diretoria do Raio de Sol.

Já Joeli Bargas Pereira, mãe de Naylla Vitória, 5 anos, em tratamento contra a leucemia na unidade de saúde, parabenizou a todos os envolvidos na atividade e ressaltou que, apesar da doença, a filha é uma lição de vida para muitas pessoas porque não se deixa abater. “Quando as crianças ficam aqui é porque estão debilitadas e é sempre bom elas terem uma alegria assim, para que se motivem, para superarem o momento ruim e seguir adiante no tratamento. Fico muito feliz em ver minha filha interagindo, dançando, sorrindo. Ela sempre é assim, feliz apesar de tudo”, contou.

Mãe de duas crianças em tratamento na unidade, Alciele da Cruz Lisboa não conseguiu segurar as lágrimas ao ver o filho mais velho, Victor Eduardo, 5 anos, interagindo com os recreadores durante a peça e por vê-lo animado ao final da manhã recreativa. No colo, a irmã de Victor, Ana Ruth, 10 meses, em tratamento contra uma anemia aguda também era só animação.

“Tenho muitas dificuldades em mantê-los em tratamento, porque são dois, uma vez trago ele, outra vez é ela, mas a gente vai levando. Os momentos de lazer, para todos nós, são muito bons, principalmente para ele. Ele ia para a aula hoje e eu disse ‘não filho, mamãe vai te levar pra festa’. A gente quase não sai com ele, porque o tratamento não permite, então uma brincadeira dessa anima muito ele, tira o foco da doença que é de muito sofrimento, mas graças a Deus ele já está melhor. Não tenho palavras para agradecer por essa ação”, disse.

Conforme a representante da Flex Live Smarter, Karolliny Teixeira, a empresa tem enraizado em sua cultura e busca estender aos colaboradores, parceiros e à comunidade o sentimento de olhar ao próximo em suas necessidades, especialmente quando isso ocorre por meio de iniciativas que possam proporcionar alegria e bem-estar a quem, de fato, precisa.

“A Semppe tem sido uma parceira da Flex, já fizemos algumas ações e com isso nós acabamos conhecendo o Fundo Manaus Solidária e pretendemos estender essa parceria para várias outras ações. Essa iniciativa aqui é muito bonita, traz um pouco de alegria para esses pequenos guerreiros que lutam, a cada dia, pela sua melhora. Nós estamos muito felizes de estarmos aqui dando um pouquinho do nosso tempo, da nossa atenção e de poder colaborar com esses brinquedos para tornar esse dia mais feliz”, finalizou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7