Manaus sofre blecaute na tarde de quarta-feira
Manaus – Na tarde desta quarta-feira, 21, um apagão atingiu toda a cidade e também outros estados do país. O blecaute ocorreu por volta das 15h.
A Eletrobrás Distribuição Amazonas enviou uma nota informando que um circuito duplo de 500 kv do linhão de Tucuruí que atende o estado do Amazonas saiu de operação e por isso, outros estados, treze estados do Norte e Nordeste foram atingidos. Além do Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins sofreram com a falta de energia. Houve também registro de falta de energia em São Paulo e Minas Gerais.
Até o momento, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desconhece o motivo do blecaute.
Por conta do desligamento, a Manaus Ambiental informou que o sistema de abastecimento de água também foi interrompido em todos os bairros da capital.
Veja a nota da ONS:
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico
Veja a nota da Manaus Ambiental:
A Manaus Ambiental informa que em virtude do apagão que acontece desde as 15:50h em toda Manaus, o sistema de abastecimento de água foi interrompido em todos os bairros da capital.
Assim que retornar o fornecimento de energia , os sistemas serão religados. Ainda não há previsão por parte da Eletrobras do retorno da energia