Brasília Amapá |
Manaus

Manaus irá exigir comprovante de vacina contra a Covid-19 para alunos de escolas municipais

Compartilhe

Manaus — Com as aulas das redes municipais previstas para voltarem no dia 14 de fevereiro, o prefeito David Almeida afirmou nesta segunda-feira (31) que só poderão frequentar as escolas municipais as crianças e adolesces que tiverem o comprovante da vacinação contra a Covid-19.

A prefeitura inaugurou hoje quatro pontos de vacinação em diferentes unidades de ensino munipais, exclusivamente para a imunização das crianças de de 6 a 11 anos sem doenças preexistentes e as de 5 e 11 anos.

“Acertamos com o secretário municipal de Educação (Pauderney Avelino) e com a secretária municipal de Saúde (Shádia Fraxe) que, a partir do dia 14, teremos a volta presencial das aulas. Com essa volta, se faz necessário que os alunos de 5 a 11 anos, que são mais 153 mil ao longo da nossa rede municipal de ensino, sejam vacinados contra a Covid-19. Hoje, temos apenas 12 mil vacinados, ou seja, menos de 10%. Então, vamos ter mais 14 dias para avançar nesse processo, pois vamos pedir aos pais o comprovante de vacinação das crianças. Isso se faz necessário”, enfatizou Almeida.

Novos pontos de vacinação

Os novos pontos são o Cime Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, na Zona Norte; Cime Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Sávio, no bairro Alvorada, zona Oeste.

As unidades de ensino passam a operar por um período inicial de sete a dez dias, a partir desta segunda-feira, e estão preparadas para atender as crianças que se encontram na faixa etária contemplada pela campanha de vacinação infantil contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Agora, a população de Manaus conta com nove pontos exclusivos para a vacinação infantil. De acordo com David Almeida, nos próximos dias, esse quantitativo irá aumentar.

“Hoje, temos nove pontos para vacinação das crianças e vamos continuar expandindo. Sabemos que essa vacinação é diferenciada. Não podemos deixar a criança próxima dos adultos na mesa da vacinação. Temos mais de 50 pontos para os adultos e esse é o trabalho que a prefeitura está fazendo para resguardar a saúde de sua população. Em janeiro de 2021, 2.157 pessoas, infelizmente, foram sepultadas em Manaus só por Covid. Neste mês, até hoje, 97. Se compararmos, é uma diferença muito grande, porém não queremos que ninguém venha sofrer mais da Covid. Nós temos vacina em abundância, por isso, vamos seguir ampliando a nossa campanha”, completou o prefeito.

Documentos

Para garantir a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos. Elas não podem ter recebido qualquer outro imunizante nos últimos 15 dias, nem ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias.

Os documentos obrigatórios são certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Além desses, para as crianças com comorbidades, é necessária a apresentação de laudo médico que comprove essa condição. As que têm deficiências (PcDs) não precisam apresentar laudo.

Outros pontos de vacinação

Além dos quatro pontos de atendimento nas unidades de ensino, a Semsa segue com os outros cinco pontos estratégicos abertos para a população infantil. Os pontos montados no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, e no Clube do Trabalhador-Sesi, zona Leste, também receberam reforços de pessoal da Semed e servirão de referência para os estudantes que residem em áreas próximas dessas unidades.

Os demais locais onde as crianças podem ser levadas são o Parque da Criança, também na zona Sul, o Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, e o shopping Via Norte, na zona Norte. Todos funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h, à exceção do Via Norte, que atende das 10h às 16h.

Leia mais:

Crianças indígenas são vacinadas contra a Covid-19 no Parque das Tribos em Manaus

Wilson Lima toma 3ª dose e convoca população para atualizar vacina contra a Covid-19

Hospital dos EUA nega transplante de coração a paciente não vacinado contra a Covid-19


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7