Manaus é referência nacional em gestão fiscal, destaca Banco Mundial
Manaus foi a única cidade brasileira citada na publicação, ao lado de ‘cases’ inspiradores de gestões de outros países, como Indonésia, Malásia, Moçambique e Ruanda.
Esse reconhecimento veio por conta dos resultados apresentados nos últimos cinco anos, período que a Prefeitura de Manaus obteve equilíbrio fiscal e financeiro. A edição elogia as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), com destaque para ‘reformas gerenciais baseadas em metas e resultados’.
“Em 2013, peguei uma prefeitura falida, nosso caixa só possuía R$ 20 milhões, porém as dívidas eram de R$ 360 milhões. Ocupávamos a vergonhosa posição 1.200 no índice fiscal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Índice Firjan. Tínhamos um sistema de arrecadação de impostos fraco e ficávamos esperando repasses federais que não chegavam nunca. Esse cenário era resultado de uma má gestão da administração anterior”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
Fonte: Manaus.am.gov.br