Brasília Amapá |
Manaus

Manaus é destaque nacional como cidade que mais investe em iluminação a LED

Compartilhe

Manaus foi citada como a cidade brasileira que vem se destacando na iluminação pública com lâmpadas de LED, pelo programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, nesta segunda-feira, 28. “A cidade de Manaus saiu na frente. A maior parte da iluminação de lá, já é de LED. São Paulo está em segundo lugar”, dizia um trecho da reportagem exibida no começo da atração.O LED foi citado como o equipamento de iluminação mais usado no Brasil e que possui várias vantagens, entre elas, o custo benefício. “É a mais clara e a que gasta menos”, disse a apresentadora Ana Maria Braga, após a exibição da reportagem, afirmando que as lâmpadas iluminam mais e têm consumo menor.

Ao todo, Manaus já possui mais de 36 mil pontos de iluminação de LED. “Nossa cidade dá exemplo para o país, mostrando que o investimento feito em iluminação pública é correto. É bom saber que o trabalho feito está gerando destaque positivo”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

As antigas lâmpadas de vapor de sódio (na cor amarela) já foram substituídas pelo LED nas principais vias da capital, além de bairros. O Riacho Doce, na zona Norte, é o primeiro bairro a ser todo coberto pelo novo sistema.

Em números, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a meta para 2016, de 30 mil pontos para 36.675 novas lâmpadas, contabilizadas até o último dia 23 de novembro. Para 2017, a meta é atingir 60 mil pontos.

Além de proporcionar uma sensação de segurança, a nova iluminação também traz economia aos cofres públicos. Segundo a Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), em maio deste ano, a capital economizou R$ 327 mil por mês em iluminação pública, o que projeta uma economia de mais de R$ 15 milhões nos próximos 4 anos. Isso, considerando apenas os mais de 36 mil pontos instalados. Ou seja, a economia deve ser ainda maior.

Na grande São Paulo, o programa Mais Você tem média de 7,6 pontos de audiência, segundo dados do Ibope. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na região, que é o maior centro financeiro do país.

A matéria completa pode ser conferida neste link, a partir de 1 min: https://globoplay.globo.com/v/5478742/


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7