Brasília Amapá |
Manaus

Mais de 500 quilos de camarão com selo falso são apreendidos pela Visa Manaus no Parque das Laranjeiras

Compartilhe

Aproximadamente 530 quilos de camarão salgado armazenados, embalados e rotulados de forma irregular, foram apreendidos e inutilizados pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus), durante inspeção a um comércio varejista, localizado no Parque das Laranjeiras, nesta terça-feira, 12/3. A visita dos fiscais ao local foi motivada por denúncia anônima e realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). A empresa foi autuada e deverá ser multada.

O produto apreendido – camarão salgado com casca e camarão salgado sem casca – era armazenado em caixas de papelão e sacos de fertilizante agrícola. Depois de fracionado em pequenas embalagens, era identificado com rótulo irregular, contendo um selo de inspeção falso.

12.03.19 Mais de 500 quilos de camarão com selo falso são apreendidos pela Visa Manaus
Foto: Divulgação Visa Manaus/Semsa.

“Identificamos diversas irregularidades graves em relação ao produto e à empresa”, informou o fiscal da Gerência de Vigilância de Produtos da Visa Manaus, Fabrício Barros. De acordo com ele, o estabelecimento tem licença sanitária apenas para o comércio varejista de hortifrutigranjeiros, não sendo permitida, neste caso, a manipulação de produtos de origem animal para venda fracionada.

“Além deste impedimento legal, o processo de armazenamento, fracionamento e identificação do produto estão completamente fora do que determina a legislação, oferecendo risco à saúde dos consumidores”, disse o fiscal.

12.03.19 Mais de 500 quilos de camarão com selo falso são apreendidos pela Visa Manaus
Foto: Divulgação Visa Manaus/Semsa.

Os rótulos utilizados no camarão fracionado não tinham o Selo de Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O selo é obrigatório para produtos de origem animal que saiam de um estado para outro. “Ao invés disso, a empresa criou um selo falso de inspeção da Visa Manaus e também falsificou as informações de responsabilidade técnica, fazendo parecer para o consumidor que o produto estava regular junto aos órgãos fiscalizadores”, disse o fiscal da Visa Manaus, Benedito Ribeiro Jr., que também participou da inspeção.

O trabalho dos fiscais no estabelecimento teve início na última segunda-feira, 11/3. Ao final da inspeção, os 530 quilos de produto apreendido foram encaminhados para inutilização no Aterro Sanitário município.

12.03.19 Mais de 500 quilos de camarão com selo falso são apreendidos pela Visa Manaus
Foto: Divulgação Visa Manaus/Semsa.

A gerente de Vigilância de Produtos da Visa Manaus, Hellen Souza, orienta a população a permanecer atenta às informações contidas em rótulos de produtos, à falta de rótulos e à aparência dos itens alimentícios, assim como às condições de embalagem e armazenamento. “Produtos fora das condições corretas de conservação oferecem graves riscos à saúde, gerando, por exemplo, doenças transmitidas por alimentos (DTAs)”.

A gerente orienta os consumidores a entrar em contato com a Ouvidoria da Visa Manaus (0800 092 0123) caso suspeite de irregularidades sanitárias em produtos e serviços.

Foto: Divulgação Visa Manaus/Semsa


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7