Brasília Amapá |
Manaus

Liberdade de expressão: Justiça rever decisão e mantém matéria sobre denúncia de grilagem na SPF

Compartilhe

 Manaus – O juiz Márcio Rothier Pinheiro Torres decidiu pela manutenção da matéria jornalística que trata da investigação  do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), envolvendo grilagem de terras do Amazonas, contra a ex-secretária estadual de Política Fundiária (SPF) e atual servidora da pasta Keit Gomes da Gama. Keit foi indicada ao Governo.

A matéria foi veiculada no domingo, 8, pelo Grupo Diário de Comunicação (GDC) e publicada no Portal Amazonas1 e Portal do Holanda. No dia seguinte, segunda-feira, os veículos de comunicação foram processados,  com um pedido de  exclusão do material jornalístico, sendo concedida uma decisão liminar.

Veracidade

Ao avaliar a documentação apresentada sobre a matéria, o magistrado reconheceu que não houve divulgação de notícia falsa, conforme trecho do processo. “O documento-fonte da matéria jornalística veiculada, que revela a origem e o fundo de veracidade da matéria, não se tratando, portanto, de fake news”, declarou Rothier.

Para o juiz, também, não ocorreu ofensa à honra das pessoas citadas no material jornalístico. Reapreciando detalhadamente a matéria veiculada (…), tendo em conta o exercício do contraditório, com as razões contrapostas à inicial, não se vislumbra ter produzido ou contextualizado qualquer espécie de ofensa à honra…”

No despacho, o juiz lembra que a Constituição Federal protege a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, enquanto atributos da personalidade. Contudo, também assegura a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, a liberdade de manifestação do pensamento e a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.  

Por fim, Márcio Rothier revoga a tutela de urgência (decisão liminar), deferida anteriormente e permite a veiculação da matéria sobre a abertura da investigação contra a ex-secretária de Política Fundiária e atual servidora da SPF, Keit Maciel da Gama.

Veja a decisão inteira:   Revogação da Liminar 

Juiz permite materia sobre grilagem

 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7