Brasília Amapá |
Manaus

Governo do Amazonas entrega tomógrafo para atendimento pediátrico no Icam

Compartilhe
Governo do Amazonas entrega tomógrafo para atendimento pediátrico no Icam

Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), implantou, de forma inédita, um tomógrafo no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam) para atender a rede infantil de urgência e emergência do Estado. O equipamento, primeiro infantil no estado, entrou em funcionamento nesta quarta-feira (04/05) no Icam, unidade de referência na região Norte em atendimento pediátrico de média e alta complexidade.

O secretário de estado de saúde, Dr. Anoar Samad, destaca a importância desse investimento para atendimento das crianças que precisam do procedimento.

“Estamos fazendo uma entrega histórica para os prontos-socorros infantis. Uma determinação do governador Wilson Lima em montar um tomógrafo infantil. Estamos fazendo essa entrega nesse hospital que sempre foi referência no atendimento pediátrico. Temos pela primeira vez na história um tomógrafo infantil dentro de uma unidade pediátrica do estado. Sem dúvida alguma, um marco histórico”, afirma o secretário.

Nesta segunda e terça-feira (02 e 03/05), os profissionais de saúde da unidade receberam treinamento para o manuseio do tomógrafo, que será utilizado para atender pacientes conforme a demanda da rede estadual, por meio do Sistema de Transferência Regulada (Sister). A expectativa é realizar, em média, cerca de mil exames mensais.

Antes da implantação do equipamento no Icam, toda criança que precisava de tomografia era direcionada aos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e João Lúcio e ao Hospital Delphina Aziz.

“As crianças terão a oportunidade de fazer um tratamento completo em um só lugar, aqui no Icam. Gostaria muito de agradecer ao secretário Dr. Anoar Samad que nos deu essa oportunidade de inaugurar essa tomografia infantil e ao nosso governador do Estado, Wilson Lima”, disse a diretora do Icam, Patrícia Carvalho.

Humanização – Segundo a secretária executiva adjunta de Urgência e Emergência da SES-AM, Glenda Freitas, a sala onde está instalado o tomógrafo foi personalizada com o tema infantil ‘submarino’, como forma de humanizar o atendimento e o espaço.

“Foi escolhido o tema submarino, bem lúdico para conseguirmos acalmar as crianças. Esse é um grande avanço para a saúde do nosso Estado, além de ser uma retaguarda para os prontos-socorros adultos também, uma vez que o equipamento tem capacidade para realização de exame tanto em crianças quanto em adultos”, destaca a secretária.

Na ocasião, também foi inaugurado o novo ambulatório no Icam, que passou por adequações e recebeu novas salas de ultrassonografia, ouvidoria e serviço social.

Cirurgias – O Icam registrou aumento de 91% na realização de cirurgias de média e alta complexidade nos três primeiros meses deste ano, se comparado com o mesmo período de 2021. Foram realizados 673 procedimentos de janeiro a março deste ano e 352 no ano passado.

Investimentos – Em dezembro de 2021, o Governo do Amazonas entregou ao Icam 30 novos computadores para a renovação do parque tecnológico da unidade. Os equipamentos foram instalados na recepção, na área administrativa e nas três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Desde junho deste ano, a SES-AM entregou mais de 500 computadores para renovação do parque tecnológico das unidades de saúde do Estado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7