Brasília Amapá |
Manaus

Governador Amazonino Mendes empossa reitores eleitos da UEA

Compartilhe

Manaus- Criador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001, o governador Amazonino Mendes empossou, na noite desta quarta-feira (25/04), o doutor em Clínica Cirúrgica, Cleinaldo Costa, e o mestre em Engenharia, Cleto Leal, como reitor e vice-reitor, respectivamente, da unidade de ensino superior. Cleinaldo e Cleto venceram a eleição acadêmica, no último dia 11, com 74,96% dos votos válidos e ficarão no comando da universidade no período de 2018 a 2022.

No Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul, o governador Amazonino Mendes reiterou o compromisso com a academia, que já formou, em 17 anos de história, 50 mil universitários. Ele ressaltou que vai aumentar o orçamento da instituição.

“Vai aumentar o orçamento da UEA. Nós temos um compromisso histórico. Fomos os fundadores. Entendemos que é o principal instrumento que nós temos para guiar a nossa juventude para novos rumos, uma vida nova, uma sociedade, uma cidade construtiva”, comentou o governador.

Mudanças – O governador Amazonino destacou ainda que a nova gestão vai implantar uma série de mudanças na instituição, de modo que ela seja uma universidade de referência no mundo sobre a Amazônia.

“Entendemos que vamos ter de operar uma serie de mudanças. Reencaminhá-la para seus objetivos primeiros, que era fazer com que ela seja uma universidade amazônica, a primeira Universidade amazônica do mundo. Criar novos cursos e intensificar esses cursos. Melhorar mais a medicina, por exemplo, porque ela tem que ser voltada para medicina tropical. A Amazônia Internacional tem mais de 30 milhões de pessoas. A brasileira mais de 20 milhões e nós não temos nada?”, destacou Amazonino, ressaltando que a universidade precisa caminhar lado a lado com a realidade dos amazonenses. “Então, cabe a nós, já que criamos uma universidade, que essa universidade seja consentânea a nossa realidade. Esse foi o princípio que norteou a sua criação”, finalizou o chefe do Executivo.

Desenvolvimento – O reitor reeleito da UEA, Cleinaldo Costa, agradeceu a confiança depositada por toda a comunidade acadêmica e destacou que a sua gestão vai primar pelo desenvolvimento estratégico no estado.

“Um momento de gratidão à comunidade que aqui nos trouxe, gratidão ao criador da UEA, nosso governador Amazonino Armando Mendes. É um momento de esperança e de colocar os olhos no futuro. Vamos fortalecer a ciência no Amazonas, fortalecer a formação de doutores na nossa universidade e alavancar o desenvolvimento estratégico, tecnológico, científico e social com a universidade, e participar para a comunidade o seu avanço o seu desenvolvimento”, disse o reitor.

Currículos

Cleinaldo de Almeida Costa tem 52 anos e foi o primeiro reitor eleito da Universidade do Estado do Amazonas (2014-2018). Doutor em Medicina – Clínica Cirúrgica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP em 2008. Mestre em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP – EPM em 2000. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV/AMB em 2003. Professor da Disciplina Clínica Cirúrgica II – Cirurgia Vascular e Coordenador das Disciplinas de Cirurgia de Emergência e Trauma e de Telemedicina e Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Responsável pelo Núcleo ATLS Manaus, Amazonas. Membro da Sociedade brasileira de Atendimento Integrado ao Trauma – SBAIT, membro da Sociedade Panamericana de Trauma.

Cleto Leal tem 52 anos. É amazonense, casado. Engenheiro eletricista, mestre e possui uma história de 25 anos com a universidade. Oriundo do quadro de docentes do extinto Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam), incorporado pela UEA. Também foi membro suplente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – CREA/AM. Em mais de duas décadas, o professor Cleto reuniu experiências nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Esteve à frente de um dos momentos mais importantes para a história da educação no AM com a criação da UEA. Cleto teve um papel fundamental na criação dos cursos noturnos de Engenharia de Materiais e de Engenharia Eletrônica junto à Escola Superior de Tecnologia da UEA – EST/UEA e no curso de Sistemas de Informação diurno. Responsável ainda pela criação do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, inédito no estado. Foi um dos protagonistas na implementação do Ocean na UEA, iniciativa realizada em parceria com a empresa Samsung.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7