Brasília Amapá |
Manaus

Governador Amazonino anuncia reposição salarial de 24,2025% aos militares da PM e do Corpo de Bombeiros

Compartilhe

Amazonas – O governador Amazonino Mendes anunciou, na noite da última terça-feira, 24, o pagamento das datas-bases dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018, totalizando um reajuste salarial de 24,2025% para os policiais e bombeiros militares do Amazonas. O anúncio se deu durante a Solenidade Militar em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil, na Praça Heliodoro Balbi, Centro, zona sul de Manaus.

Na Mensagem Governamental encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), nesta terça, o governador Amazonino assegura em lei o pagamento das pendências deixadas pelos governos passados. A primeira a ser paga será a do ano de 2017, no percentual de 4,0825%, com data retroativa a de 21 de abril de 2018.

Já as datas-bases de 2015 e 2018 correspondem ao percentual de 10,85% e serão quitadas a contar de 1º de abril de 2019. Por fim, o reajuste salarial do ano de 2016 será pago na porcentagem de 9,27%, a contar de abril de 2020. As datas-bases de 2019 e 2020 serão pagas nesses respectivos anos.

“Então, como nós queremos assumir esse compromisso, eu quero fazer isso de forma de lei para dar segurança as categorias de que elas receberão o que lhes faltaram”, declarou o governador Amazonino.

O pagamento das datas-bases somam-se as promoções de 6.331 policiais militares, o maior da história do Governo do Amazonas, efetuadas na nova gestão; mais o pagamento do auxílio-fardamento no valor de R$ 2,7 mil; do tíquete-alimentação, que subiu para R$ 600, e do auxílio-moradia, que alcançou o mesmo valor.

O governador Amazonino Mendes informou que o compromisso com os militares é semelhante ao que feito com outras categorias, em forma de lei, como a educação, saúde e o próprio sistema de segurança.

“A exemplo do que foi feito com o setor da educação, concluímos com a saúde, já foi feito com segurança pública, nós estamos escalonando os pagamentos devidos que não foram honrados nos governos anteriores. O esforço do governo tem sido notável, e eu sou muito agradecido a Deus por poder atender as aspirações dessas corporações com seis meses de governo”, declarou o governador.

Garantia O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, explicou que o Governo do Amazonas assegura em lei a reposição salarial dos policiais, não cumpridas desde 2015.

“Isso é um grande ganho para todos nós policiais militares que estávamos com data-base atrasada desde o ano de 2015, promoções que o senhor governador também atualizou pendentes desde o ano de 2014. Ele resgatando cada vez mais a dignidade do nosso policial militar e fazendo de forma planejada e possível para o estado e a polícia militar está sempre na rua pronta a servir e proteger a nossa população”, comentou o comandante David.

Solenidade Nesta terça-feira, foi outorgada a Medalha Tiradentes a 85 pessoas, entre militares e civis, pelos serviços prestados à Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Entre os agraciados estão o vice-governador Bosco Saraiva; o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército, César Augusto Nardi; secretários de Estado; magistrados, militares; investigadores; delegados e demais representantes da sociedade civil.

A solenidade visa manter vivas as tradições à memória de Joaquim José da Silva Xavier, premiando oficiais e praças da PMAM que, por seus feitos, qualidades e valores foram julgados dignos do merecimento pela corporação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7