Brasília Amapá |
Manaus

Escolas de Manaus terão Educação Física Adaptada para alunos com deficiência

Compartilhe

O projeto de lei nº 267/2014, que prevê a prática de Educação Física Adaptada para alunos com deficiência, matriculados nas escolas de Manaus, foi aprovado, nesta segunda-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, agora, vai à sanção do prefeito Arthur Neto. De acordo a autora da proposição, vereadora Therezinha Ruiz (DEM), as instituições de ensino devem manter um programa de educação física voltado ao atendimento de alunos com deficiência.

Ela destaca que o objetivo da proposta é a inclusão dos alunos com deficiência, por meio de atividades físicas, psicomotoras, de recreação e lazer especial, por técnicas de orientação e locomoção no âmbito escolar. “As atividades são as mesmas praticadas por crianças sem deficiência; o que mudará é a forma como os exercícios serão aplicados. E isso vai permitir mais sociabilidade dos alunos com deficiência aos demais alunos”, destaca a vereadora Therezinha Ruiz.

De acordo com o projeto, as escolas devem capacitar os profissionais da área para a aplicação das aulas a essas crianças, inserindo obrigatoriamente o tema da inclusão social nos cursos de capacitação. E incluir no Plano Político Pedagógico, na área de educação física, esporte e lazer, temas relacionados à escolarização das pessoas com deficiência e doença raras.

A Educação Física Adaptada é um programa diversificado de atividades, jogos, esportes e ritmos, adequados aos interesses, capacidades e limitações do aluno com deficiência e doença raras. O objetivo da educação física adaptada é dar oportunidade de esses alunos terem várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7