Brasília Amapá |
Manaus

Eletrobras flagra ‘gato de energia’ em supermercado no Aleixo em Manaus

Compartilhe

Manaus – Na última quarta-feira, 28, a Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. O estabelecimento flagrado foi o supermercado Frigoum, localizado na alameda Cosme Ferreira, bairro Aleixo, Zona Leste de Manaus.

A operação teve o objetivo de inspecionar a medição do estabelecimento. A unidade consumidora sempre negava acesso às equipes de inspeção. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).

No ato da inspeção foi constatado a violação de lacres do medidor e a abertura de três terminais de corrente da chave de aferição, o que impossibilitava o medidor de efetuar o registro do consumo de energia elétrica do supermercado. A unidade consumidora estava com 100% do consumo sem registro pela medição.

Foram adotados os procedimentos de recuperação de energia, e os responsável pelo estabelecimento foi intimado a comparecer na Delegacia Especializada, para prestar esclarecimentos sobre o crime. O prejuízo causado à Distribuidora e à sociedade foi de aproximadamente R$ 398.271,91. Conforme a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medição de energia elétrica deve está acessível à Distribuidora para inspeções.

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Assessoria de Imprensa


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7