Brasília Amapá |
Manaus

Desembargador Yedo Simões é homenageado com a Medalha Ruy Araújo

Compartilhe

Reconhecido pelos feitos na área jurídica no Estado do Amazonas, o desembargador Yêdo Simões de Oliveira, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi condecorado na manhã desta quarta feira (25), com a Medalha Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma propositura de autoria do deputado estadual Dr. Gomes (PRP).

A solenidade aconteceu no plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de inúmeras autoridades das esferas estadual e municipal, além de familiares e amigos do homenageado.

“Dr. Yêdo é um exemplo de cidadão, um pai de família honrado, homem probo, digno, um profissional competente e um juiz justo em suas decisões. Por todos esses atributos e qualidades, é merecedor da presente honraria que lhe é outorgada neste dia, por unanimidade nesta Casa Legislativa”, destacou Gomes.

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), a qual é concedida a ilustres pessoas que em muito se destacam por sua história nos campos jurídicos, sociais, culturais e o que mais abranger sua atuação na mudança por uma sociedade mais igualitária e justa.

Em clima de forte emoção, o desembargador disparou: “Não posso negar que o reconhecimento do meu trabalho, em muito me envaidece, mas, ao mesmo tempo me estimula para continuar firme neste caminho. Este momento ficará guardado na memória do meu coração”.

Yedo Simões lembrou a sua vida escolar, de criança, ainda na Escola Barão do Rio Branco, passagens pelo IEA, Ginásio D. Pedro II, onde cultuavam boas letras, a moral e os bons costumes. Disse que abraçou o Judiciário como missão, em dar o seu melhor, ciente de que a área presta seu papel de distribuir justiça. Manifestou, ainda, sua disposição em lutar pelo melhoramento da igualdade de direitos, pautado na cidadania e garantindo respeito no cumprimento dos deveres dos cidadãos

Sobre o homenageado

Yêdo Simões de Oliveira é amazonense, nascido em Manaus, no ano de 1952, casado, é pai de quatro filhos e tem três netos.

Formou-se no curso de Direito, na Universidade Federal do Amazonas no ano de 1978, advogou por pouco tempo e logo em seguida, submeteu-se a concurso de juiz de Direito, no ano seguinte de sua formatura. Possui pós-graduação em Gestão de Tribunais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Respondeu por diversas comarcas e varas cíveis, trabalhista, criminal, Fazenda Pública, Tribunal do Júri e juizados especiais, além de integrar comissões no Tribunal de Justiça do Amazonas, atuou como juiz eleitoral, corregedor eleitoral, atualmente preside o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e foi eleito no último dia 27 de março de 2018 como o novo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas para o biênio 2018-2020 com início da gestão em 4 de julho de 2018.

Com informações da Assessoria

Fotos: Alexandre Eudógio (Portal CM7)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7