Brasília Amapá |
Manaus

Delegação chinesa conhece trabalho de preservação ambiental feito pela Prefeitura de Manaus

Compartilhe

Uma delegação formada por representantes de órgãos ambientais da cidade de Fuzhou, capital da Província de Fujian, na China, foi recebida na manhã desta segunda-feira, 13/11, pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. A delegação está em Manaus para conhecer o trabalho de preservação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, relacionado à gestão de áreas protegidas.

O grupo visitou primeiro a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), onde pode ter um apanhado da gestão ambiental do município. Em seguida, conheceu o Parque Municipal do Mindu, uma das dez unidades de conservação municipais geridas pela Semmas, situada no Parque 10 de Novembro, zona sul de Manaus. A comitiva é formada por 18 pessoas.

O secretário Antonio Nelson destacou a importância dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto às áreas protegidas da cidade e o quanto elas influenciam positivamente para o equilíbrio climático de Manaus. “Esperamos poder sempre estreitar os laços internacionais, por meio de parcerias com os países que valorizam e se preocupam em conhecer in loco a realidade da nossa região e, mais especificamente, de Manaus, que está localizada no coração da Amazônia e enfrenta desafios gigantescos para proteger sua flora e fauna, a exemplo do sauim-de-coleira”, afirmou Antonio Nelson, destacando que o Parque Municipal do Mindu foi uma conquista obtida por meio da gestão do prefeito Arthur Virgilio na década de 90.

Experiências

A delegação fica em Manaus durante mais dois dias. Com a ajuda de uma intérprete, o secretário apresentou as principais ações desenvolvidas hoje pela pasta ambiental e a importância delas para o contexto urbano da cidade. “Executamos hoje o maior projeto de arborização urbana já realizado na cidade com uma meta ousada de inserir no contexto urbano de Manaus 25 mil mudas de árvores em mais de 100 logradouros públicos da cidade e estimular nas pessoas o cuidado e a valorização do verde”, ressaltou Antonio Nelson. Ele destacou que o projeto entra agora na fase de manutenção das mudas de árvores associada com ações de paisagismo.

A engenheira chefe Chen Fenfjiao, da cidade de Gutian, condado de Fujian, explicou que o objetivo da visita é conhecer as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, cidade que cresce no meio da floresta, com fauna e flora nativas, e uma série de iniciativas positivas na área. Ela acrescentou que todas as experiências servirão como referência para o trabalho desenvolvido pelos órgãos ambientais de Fujian. Segundo ela, aproximadamente, 65% do território da província são áreas de florestas preservadas.

“Ficamos encantados com as belezas do Parque do Mindu, no meio da área urbana”, observou Chen. O grupo fez fotos e ficou maravilhado ao avistar um grupo de sauins-de-coleira e pássaros.

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7