Brasília Amapá |
Manaus

CV X FDN: Facções em pé de guerra no Amazonas

Compartilhe

As facções criminosas Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) romperam a aliança que cultivavam no Amazonas e acirram ainda mais a já violenta disputa pelo comércio de drogas no Amazonas. Conforme noticiou o portal UOL nesta segunda-feira (14), o ‘racha’ se deu entre os membros fundadores da FDN, José Roberto Fernandes Barbosa, o ‘Zé Roberto da Compensa’, João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ contra Gelson Carnaúba, o ‘Mano G’.

Citando fontes da inteligência do exército e da polícia civil do Amazonas, a reportagem afirma que Zé Roberto e João Branco teriam descoberto uma traição de Mano G, e o expulsaram da organização criminosa. Com fortes laços na facção carioca, Mano G, o homem que havia arquitetado a aliança entre as duas organizações criminosas ainda em 2015, ficou sendo agora o chefe do CV no Amazonas.

Os três chefões do crime cumprem pena em prisões federais em outros estados. João Branco e Mano G estão presos na penitenciária do município de Catanduvas (PR), e Zé Roberto, na de Campo Grande (MS).

De acordo com o delegado titular do DRCO (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado) da Polícia Civil amazonense, Guilherme Torres, as mortes com características de execução ocorridas nos bairros do Mutirão, na zona norte de Manaus, e no Igarapé do 40, na zona sul, são um reflexo da guerra entre FDN e CV.

“Essas são áreas em que as duas facções mais tem entrado em conflito. Nós temos registrado pelo menos um homicídio nesses bairros por dia”, afirmou o delegado na reportagem publicada no UOL.

Além da matança, 35 criminosos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) fugiram por um túnel cavado de dentro do local, que fica localizado na BR-174, no último sábado (12). De acordo com informações da polícia, a maioria deles possui ligação com o CV. Nenhum deles ainda foi recapturado pelas forças de segurança do Amazonas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7