Brasília Amapá |
Manaus

Conselho de Medicina denuncia falta de materiais em hospitais públicos de Manaus

Compartilhe

Manaus – Nesta quinta-feira, 29, foram levantados pelo Conselho e apresentados uma série de irregularidades no serviço público de saúde deve ser denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) ao Ministério Público (MPE-AM). Problemas como falta de materiais e precariedade de leitos.

De acordo com o presidente do Cremam, José Bernardes Sobrinho, fiscalizações foram feitas pelo Conselho nas unidades de saúde e várias irregularidades foram constatadas. Entre elas, falta de equipamentos, como vestimenta para procedimentos cirúrgicos, falta de materiais para procedimentos médicos, além de leitos para pacientes e medicamentos.

“Pacientes têm morrido por falta de condições básicas. Não se pode admitir falta de materiais em hospitais de urgência. Na semana passada, um paciente morreu após chegar em um hospital e não tinha material necessário para atendê-lo. Estamos no limite de tolerância da saúde”, disse o presidente.

Conforme a fiscalização feita pelo Cremam em hospitais, há ainda a falta de leitos para pacientes. Em casos comentados pelo presidente, as pessoas que deveriam estar acomodadas, ficam em cadeiras e poltronas das unidades.

Entre outras irregularidades vistas durante a fiscalização, está a falta de materiais básicos como algodão, luvas e falta de salas para os médicos atuarem. “As vezes pedimos oito salas cirúrgicas para atuar e recebemos apenas uma ou duas. Tudo isso aumenta o número de pacientes e pode até agravar o estado de saúde devido a uma demora no atendimento”, relatou Sobrinho.

Um relatório com as irregularidades levantadas pelo Cremam devem ser encaminhadas para o Ministério Público (MPE-AM) na próxima semana, segundo o presidente do Cremam. O relatório também deve ser enviado para a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), para que melhorias sejam feitas.

A Susam informou ainda que o Governo do Estado está investindo R$ 65 milhões em obras na saúde, que estão em andamento ou em planejamento para 2018. O pacote inclui conclusão das obras que estavam paradas na capital e interior e que foram retomadas por esta administração, além de reparos e manutenção predial corretiva e de equipamentos em geral , bem como reformas e adequações em unidades da capital.

Fonte: G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7