Brasília Amapá |
Manaus

Chuva forte derruba muro da Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha na Zona Leste

Compartilhe

O muro da Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha – situada na Rua Cupiúba, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus – desabou durante o temporal deste domingo (22). Os escombros atingiram dois carros que estavam estacionados na via. Ninguém ficou ferido.

Um dos automóveis atingidos foi o do vigilante José Adão, de 23 anos. Ele foi visitar a mãe, que mora na rua, quando a via começou a inundar. Por volta de 15h30, a força da água fez o muro ceder.

“A água subiu porque o esgoto não aguenta. Toda vez é isso, inundou a rua inteira e as pessoas tiveram prejuízos porque a água entrou na casa de quem mora aqui. Com a força da água o muro da escola não aguentou e desabou”, disse ele, que registrou Boletim de Ocorrência sobre o incidente.

Carros que estavam na via foram atingidos por escombros (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

O diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alan Miranda, esteve no local para avaliar os prejuízos. “Essa rua sempre alaga com a chuva e o muro caiu em consequência da força da água, mas nada ficou comprometido, só o muro mesmo”, contou.

A Defesa Civil foi acionada para dar suporte à ocorrência no local.

Chuva
Até as 18h, a Defesa Civil do município registrou 27 ocorrências na cidade, enquanto o Corpo de Bombeiros recebeu 30 chamados, via 193, para ocorrência de chuvas.

Segundo o órgão foram registrados 17 alagamentos, sendo eles em ruas dos bairros Petrópolis, Mundo Novo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rio Piorini, Cidade de Deus, Novo Aleixo, Amazonino Mendes, Monte Sião, Grande Vitória, São José e Jorge Teixeira.

Defesa Civil foi acionada pra dar suporte (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

A Defesa Civil recebeu chamado para cinco deslizamentos de barranco. Os casos ocorreram nas Rua Miratinga, Rua Targete, e Magnólia, ambas no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste; e nas ruas Camapuã, na Cidade Nova; e Rua I, no Santa Inês.

Além disso, o órgão de defesa registrou queda de árvore sobre uma residência, na Rua 122, da Cidade Nova, na Zona Norte; e um desabamento de muro na Rua L, no Jorge Teixeira. Dois desabamentos parciais foram registrados no bairro Riacho Doce, e outro no Santa Inês.

A Defesa Civil informou ainda que, conforme os pluviômetros do órgão, a Zona Norte de Manaus registrou maior volume de chuva, sendo 89,2 mm no total. Na Zona Centro-Sul choveu 67,6 mm, enquanto na Zona Sul o volume foi de 33,2 mm.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7