Brasília Amapá |
Manaus

Careiro Castanho, atinge metas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e sai na frente no Amazonas

Compartilhe

Manaus – O programa bolsa família é uma oferta de complemento de renda que atende a milhões de famílias brasileiras. Esse benefício é um direito do cidadão que comprova a necessidade de recebê-lo, mas também exige que se cumpra suas condicionalidades, sob pena de bloqueio do dinheiro caso não seja atendido. No Careiro, município distante 100km de Manaus, a Prefeitura, através da Secretaria de assistência, montou uma verdadeira força tarefa para assegurar esse direito as mais de 7 mil famílias atendidas pelo PBF.

A Secretária Márcia Miranda, atendendo a determinação do Prefeito Nathan Macena, intensificou o trabalho da equipe para que todas as informações pertinentes a essa atualização chegassem no prazo determinado ao sistema do MDS, sendo assim, o resultado não poderia ser outro. A partir desta iniciativa, o município do Careiro foi o 1º a atingir 100% da meta que é de aproximadamente 82% das condicionalidades tanto para a educação quanto para a assistência social.

A secretária de assistência, tem se dedicado junto à sua equipe a reestruturar a SEMAS local e com isso já recuperou recursos, montou equipes técnicas completas para o centro de referência CRAS entre outros.

As condicionalidades e seus prazos

Anualmente, a Caixa Econômica Federal divulga, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, a tabela de pagamentos do Bolsa Família, sendo ela atualizada todos os anos. Através da tabela, os beneficiários do Bolsa Família podem consultar as datas de pagamento de seu benefício. No extrato desse benefício vem indicações para a atualização cadastral e seus prazos. Entre as informações obrigatórias estão a frequência escolar e a rotina de saúde dos contemplados.

Educação no município

A educação no município do Careiro Castanho vem avançando após início da nova gestão. Foram reativados vários programas paralisados nas gestões anteriores, como: APMCs com recursos bloqueados, o que impedia que as escolas recebessem recursos de programas como o PDDE. Ouça o áudio:

O município passou o ano de 2017 com o Recurso do PNAE bloqueado (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o que fez com que o compromisso do prefeito Nathan Macena com a educação de nossas crianças, destinasse dos recursos próprios do município para a compra de merenda escolar.

Outros compromissos marcantes desta gestão, foi à implantação da HTP (Hora de Tempo Pedagógico) nas escolas da Sede, e que se estenderá para toda Rede Municipal de Ensino, como: Encontros de Gestores por Área,  Monitoramento de Rotas de Transportes Escolares,  Dia da Família na Escola, Criação dos Conselhos Escolares, Reunião Pedagógicas nas Escolas, Visitas de Acompanhamento Pedagógico Semanal, Aquisição de 3.000 Kits de Merenda Escolar, Pagamento de Professores em dia, Servidores da Educação e Condutores Escolares em dia, Inserção de 01 Psicólogo, 02 Assistentes Social na Secretaria de Educação, Vigias nas Escolas da Zona Rural e na Sede, Organização do Conselho Municipal de Educação-CME e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar-CAE. O município segue avançando seus índices na educação, área social e demais indicadores, que demonstram uma melhora após a nova gestão do prefeito Nathan Macena.

Siga-nos no Google News Portal CM7