Brasília Amapá |
Manaus

Café da Manhã Seguro: operação da Prefeitura de Manaus reforça fiscalizações sanitárias nas zona Sul e Centro-Sul

Compartilhe
Café da Manhã Seguro: operação da Prefeitura de Manaus reforça fiscalizações sanitárias nas zona Sul e Centro-Sul

Manaus – A Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus), realizou, nesta sexta-feira (24), uma nova rodada de orientações sanitárias em estabelecimentos de café da manhã, como parte da operação “Café da Manhã Seguro”. Desta vez, foram vistoriados cinco endereços nos bairros Japiim, Petrópolis e São Francisco, na zona Sul, e em outros seis nos bairros Flores, Parque 10 de Novembro, e conjunto Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul.

Como nas rodadas anteriores da operação da Prefeitura de Manaus, que tiveram início em maio deste ano, o foco foi a orientação dos comerciantes e suas equipes, a fim de corrigir problemas de higiene na manipulação e armazenamento dos alimentos oferecidos ao público.

“Como são locais com grande demanda de consumidores, e parte importante na rotina de muitos cidadãos, a prefeitura, por meio da Visa Manaus, vem agindo para disseminar boas práticas sanitárias junto a esses estabelecimentos, a fim de prevenir doenças oriundas da contaminação dos produtos”, explicou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

“Com esse trabalho informativo, os cafés da manhã podem adequar seus processos de trabalho, evitando que fiscalizações futuras resultem em penalização”, concluiu.

A orientação foi reforçada nos estabelecimentos percorridos nesta sexta. Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPro), da Visa Manaus, apontaram as irregularidades encontradas em cada café da manhã e conversaram com os proprietários e suas equipes sobre as medidas a serem tomadas para regularizar a situação. Caso essas mudanças não sejam realizadas, novas inspeções podem resultar na instauração de Processo Administrativo Sanitário, com punições que vão de multa à interdição do estabelecimento.

A “Café da Manhã Seguro” se junta ainda a outras operações realizadas recentemente pela Visa Manaus em supermercados e shopping centers, como parte de um esforço educacional para reduzir riscos à saúde da população.

“Não é do interesse da vigilância municipal prejudicar os comerciantes com as vistorias e fiscalizações, muito pelo contrário. O que queremos é estimular a oferta de um serviço cada vez mais seguro e qualificado à sociedade, com equipes informadas a respeito das melhores práticas sanitárias. Isso não exclui, claro, o nosso papel de impor sanções nos casos de flagrante desrespeito às normas sanitárias, mas esperamos alcançar bons resultados pelos caminhos da informação e da prevenção”, explicou o gerente da Vigilância de Produtos, Ricardo Celestino.

Com a ação desta sexta-feira, chega a 35 o número de estabelecimentos vistoriados pela Visa Manaus na operação. Novas ações estão programadas para outras zonas da cidade, levando informação, prevenção e mais segurança sanitária ao público manauense.

Capacitação

Para contribuir com a melhoria do serviço prestado pelos comerciantes à população, a Visa Manaus oferece capacitações em boas práticas de produção de alimentos e para participar, os donos de estabelecimentos precisam enviar nome e contato telefônico para [email protected]. A Visa também atua no monitoramento dos estabelecimentos, para que se adequem à legislação sanitária e ofereçam seus serviços com segurança aos consumidores.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7