Brasília Amapá |
Manaus

Beneficente Portuguesa Completa 146 anos

Compartilhe

Há 146 anos, surgia na cidade de Manaus o Hospital Português Beneficente do Amazonas, hoje, conhecida como a Beneficente Portuguesa.

Com uma rica história da contribuição portuguesa na área de saúde do Amazonas e quase um século e meio de atividades, a estrutura abriga a história preservada em sua estrutura e a modernidade de quem está sempre crescendo, ampliando sua cobertura e formando novas parcerias.
Hoje, o hospital abriga diversos profissionais em todas as áreas da saúde que realizam, desde simples procedimentos ambulatoriais até os mais complexos como quimioterapia para tratamento do câncer, hemodiálise e exames de alta complexidade.

História (Por Abrahim Baze)
Para registrar os flagrantes memoráveis do Hospital Português, temos que destacar a figura do presidente da Província do Amazonas, Dr. Domingos Monteiro Peixoto, que representa de forma brilhante a fase pré-hospitalar, como doador da terra solicitada sob autorização e proteção de S. M. D. Pedro II, chefe supremo do Governo Imperial.
Temos que ressaltar também a participação do Tenente-Coronel José Coêlho Miranda Leão, presidente da Câmara Municipal da época, que teve papel de suma importância na vida inicial da que é hoje a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas. Este homem, de forma generosa, assina o documento expeditor de “Alto de Concessão” do primeiro terreno, localizado no Largo da Uruguaiana que media 9.952 m2, onde hoje está instalada a Igreja Salesiana, o Colégio e Faculdade Dom Bosco e uma parte do campo do Colégio Militar.
O líder desses senhores, foi então o primeiro presidente do hospital, Jose Texeira de Souza, que, acreditando no vigor do sangue Português, reuniu 70 Luzitanos e com eles funda o hospital, lançando a Pedra Fundamental no dia 16 de agosto de 1874, como grande símbolo do velho sonho da instalação do hospital.
O esforço da busca do vil metal era grande. A partir dai promoveram quermesses, arraiás, teatros, festivais, subscrições e arrendamento do pavilhão, este que seria usado também como enfermaria.
A Cidade de Manaus necessitava crescer, este terreno fora desapropriado pelo governo por sessenta contos de réis e o direito da escolha de um terreno em qualquer parte da cidade, dessa forma no dia 17 de dezembro de 1893 o sonho se realizara. Inaugurava-se o hospital na sede atual, antiga estrada Corrêa de Miranda, hoje Av. Joaquim Nabuco.
Era presidente na época o senhor Francisco Nicolau dos Santos, esta inauguração foi honrosamente presidida pelo então governador da época Eduardo Gonçalves Ribeiro, que ocorreu às 19:00hs de 1893, este sonho durou 20 anos. O primeiro diretor clínico do hospital foi o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, que mais tarde foi o governador do Amazonas.

Comemoração
Para o dia festivo, a programação de aniversário, segundo o presidente da instituição, Vitor Vilhena Gonçalo da Silva, reserva uma missa em ação de graças, seguida de um jantar entre a diretoria e colaboradores, a serem realizados na noite desta quinta-feira, 31.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7