Brasília Amapá |
Manaus

Árvore de Natal da Avenida Max Teixeira é incendiada por vândalos e prefeito lamenta

Compartilhe

Manaus (AM) – Na noite de sábado (26), a árvore de natal localizada na entrada da avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, foi incendiada em um ato de vandalismo. O prefeito Arthur Neto vistoriou neste domingo (27), a situação da árvore do “Natal do Abraço”.

“Lamento que tenha gente que não respeita nem o Natal e a ilusão das crianças. A Manaus que eu desejo e que busco reconstruir, até o último dia da minha gestão, é diferente dessa dos vândalos. Na minha é construção, na deles é destruição”, desabafou o prefeito.

A obra que possui 10 metros de altura e foi produzida utilizando mais de 20 mil garrafas PETs, teve fogo ateado em sua base. A artista plástica Rosa dos Anjos, responsável pela construção da árvore, fez um boletim de ocorrência sobre o ato criminoso.

Por conta do vandalismo, a árvore de Natal terá que ser desmontada na noite desta segunda-feira, 28/12. O prefeito, a primeira-dama e a artista, condenaram o ato.

“Essa árvore foi feita pela Rosa dos Anjos, que é uma artista de mão cheia. Todos os anos ela faz a árvore para nós e esta é belíssima. Tem muitas crianças e pais que vieram aqui, confraternizaram e tiraram fotos. Esse é o lado bom do espírito do Natal, de respeito ao próximo. E existe outro tipo de gente, como essa que fez uma fogueira e que vandalizaram nossa árvore de Natal. Esse criminoso ou essa criminosa o que ganham? Fazendo mal a quem, às crianças? Cortando a ilusão das crianças em relação ao Natal?”, lamentou o prefeito.

A primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, informou que o trabalho teve a participação de 150 pessoas, entre catadores de materiais recicláveis, integrantes da ONG Superação, profissionais de metalurgia, elétrica e artistas plásticos, que resgataram as garrafas Pets dos igarapés, por meio da associação dos catadores de lixo.

O trabalho foi coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, através do projeto “Natal do Abraço”, órgão presidido pela primeira-dama.

“Essa é uma das quatro árvores que fazem parte do nosso Natal do Abraço. Todo ano nós festejamos e, infelizmente, neste ano não foi possível estarmos na inauguração dessa árvore devido a pandemia da Covid-19, que ainda se faz presente. Fico muito triste em vir a esse local e saber que fizeram essa maldade. É uma arvore dedicada à cidade, às pessoas que aqui vivem, com muito amor e muito carinho, e com material reciclável. Há toda uma história do nosso Natal do Abraço, que não se refere apenas ao contato físico, mas de abraçar causas, de abraçar o trabalho desses artistas”, disse a primeira-dama.

A artista Rosa dos Anjos lamentou também o ato de vandalismo.

“Fui informada sobre esse ato criminoso, vim ao local e me surpreendi. Fiz um Boletim de Ocorrência e gostaria muito que os responsáveis fossem punidos”, falou Rosa, acrescentando que artistas foram remunerados graças a projetos como esse da Prefeitura de Manaus.

“Quero registrar minha admiração por esses artistas, que ganham o dinheiro deles no Natal, transformando materiais recicláveis em obras de arte. E é hora de refletirmos sobre isso, especialmente ao desejar um ano novo de muita consciência e de defesa da saúde de Manaus”, concluiu o prefeito Arthur Neto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7