Brasília Amapá |
Manaus

Arthur Virgílio ampliou em 66% atendimentos nas Carretas da Saúde e quer aumentar a oferta

Compartilhe

Carreta3Em 2012, o número de atendimentos feitos pelas chamadas ‘Carretas da Mulher’ foi de 70.205 mil. Três anos depois, com o Programa Saúde Manaus Itinerante, este dado subiu para 116.483 e deve fechar o ano com mais de 150 mil pessoas beneficiadas pelo programa. O balanço é feito pelo candidato a reeleição, Arthur Neto, que avalia a ação como fundamental na saúde da cidade. Para os próximos anos, a meta é continuar com números crescentes, além de uma rede mais moderna.“Este é um bom programa que herdamos da administração passada. Ao contrário do que diz certo candidato, não acabamos com o que foi criado por outro prefeito. Muito pelo contrário, mais do que dobramos o atendimento nas carretas, levando saúde aos  bairros da cidade. Vamos continuar sempre melhorando e aperfeiçoando o que já existe”, avalia Arthur Neto.

O Programa Saúde Manaus Itinerante oferece mamografias, ultrassonografias (abdominal total, superior, transvaginal, pélvica obstétrica, vias urinárias, tireóide e mama). A Unidade Móvel de Saúde Médico-Laboratorial oferece serviços como consultas, pediatria, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório e farmácia. Já a Unidade de Saúde Odontológica realiza procedimentos ambulatoriais.

Além disso, a Prefeitura de Manaus atende os alunos da rede pública de ensino, através do ‘Programa Saúde na Escola’. Periodicamente, carretas estacionam no pátio das unidades e oferecem avaliação de questões como avaliação antropométrica; saúde bucal; saúde ocular; verificação da situação vacinal; e identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados.

“Também passamos a inovar e oferecer serviços das carretas para homens em dias específicos. Assim combatemos os câncer de próstata com o exame de toque e as doenças mais comuns entre homens. No total, aumentamos o atendimento das chamadas ‘Carretas da Mulher’ em 66%. Não sei de onde um candidato tirou que acabamos com o programa. Se ele fala isso é porque está mal intencionado ou não conhece a prefeitura”, afirma Arthur.

Propostas para a saúde

  • Clínica da Família:centros de saúde serão implantados em áreas estratégicas, com clínico-geral, ginecologista, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e odontólogo.
  • Ambulatórios de Asma e Rinite:voltados para as crianças, em quatro áreas da cidade, fortalecendo os cuidados com os pequenos manauaras.
  • Cartão da Família Manauara:documento eletrônico com informações do usuário, facilitando a marcação de consultas e exames, além da distribuição de medicamentos.
  • Remédio em Casa:entrega de medicamentos da Cesta do SUS aos pacientes com dificuldades de locomoção.
  • Mais UBSs: Neste governo foram 39 entre novas e reformada. O objetivo é expandir a rede.
  • Novas e modernas Carretas da Saúde: Em 2012 foram 70 mil atendimentos. Em 2015 fechamos o ano com 120 mil. O objetivo é chegar a 150 mil atendimento.
  • Revisão do PCCS: O projeto está pronto, mas não pôde ser aplicado em virtude da crise orçamentária, de conhecimento de todos. Compromisso em manter a pauta para aplicação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7