Brasília Amapá |
Manaus

‘Arena Azul – Autismo e Cidadania’ acontece hoje na Arena da Amazônia

Compartilhe

Está acontecendo hoje (01), abrindo as comemorações da Semana de Conscientização do Autismo, a ‘Arena Azul’ na Arena da Amazônia que irá receber em média 100 crianças com autismo e seus familiares. O evento iniciou as 8h e segue até as 16h horas e está aberto a todos os públicos.

Logo cedo, a primeira ação recreativa foi uma visita técnica na parte inferior da Arena. O tour foi feito pelos vestiários, banco de reservas e arquibancada. Também houve a “Corridinha Maratoninha do Autista”, depois todas as crianças se reuniram no centro do campo para soltar balões azuis, em alusão ao Dia Mundial de Conscentização do Autismo que é comemorado amanhã (02).

“Todas essas atividades estimulam as crianças positivamente, elas se sentem acolhidas, pois será um evento para os autistas e suas famílias. Um momento de interação, descontração e de levar informação também, pois ainda hoje existem muitas pessoas que nutrem o preconceito, que não entendem a importância do esporte na vida desses meninos e meninas e que tratam com indiferença aqueles que tanto necessitam ser incluídos e amados”, disse um dos organizadores do evento e profissional de Educação Física, Sonny Ferreira.

As crianças e suas respectivas famílias foram previamente convidadas pela Associação Superando Limites, mas quem desejar participar, terá uma recepção calorosa dos organizadores.

Paralelamente ao evento, a Arena da Amazônia também vai oferecer das 8h às 16h, diversos atendimentos ao público, como emissão de documentos (Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho); consultas odontológicas (avaliação, aplicação de flúor e limpeza) e oftalmológica (teste de visão); orientação e teste rápido de HIV/Aids; realização do Cadastro Único para Programas do Governo Federal; atendimento às mulheres em situação de violência (Orientações gerais e jurídicas, encaminhamentos e roda de conversa); orientações jurídicas da Defensoria Pública do Estado e agendamento do INSS; embelezamento (corte de cabelo, penteados e maquiagem) e distribuição de mudas de plantas.

A Arena Azul – Autismo e Cidadania – é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Juventude, Sports and leisure (Sejel) e o Fundo de Promoção Social (FPS). O evento ainda conta com o apoio das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Defensoria Pública do Estado, Prefeitura de Manaus Instituto Nacional do Seguro Social, Departamento de DST/Aids da Fundação de Medicina Tropical e Instituto Embeleze.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7