Brasília Amapá |
Manaus

Após 17 dias de greve, alunos voltam às aulas nesta segunda-feira

Compartilhe

Manaus – Nesta segunda-feira, 9, após 17 dias em greve, professores da rede estadual de ensino do Amazonas voltaram às salas de aula. Quase 600 escolas na capital e no interior tiveram as aulas suspensas neste período. Familiares acompanharam os alunos até as unidades de ensino, para constatar o retorno das atividades.

A categoria se mobilizou após quatro anos sem receber reajuste salarial. O grupo apresentou ao governo a ideia de reajuste de 30% de reposição da perda salarial e mais 5% de aumento real, além do pagamento de vale alimentação e o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a classe.

Reajuste

Os profissionais da educação vão receber reajuste salarial nos percentuais de 7,41%, a contar de 1º de março de 2018, relativo à soma da revisão geral anual das datas bases de 2017 e 2018, 8,12% a contar de 1º de setembro de 2018, relativo à revisão geral anual da data base de 2015, e 9,38% a contar de 1º de janeiro de 2019, relativo à divisão geral anual da data base de 2016.

Esta última foi conquistada a partir da aprovação de emenda coletiva, aprovada a partir de acordo costurado entre o presidente da Aleam e os deputados das bases independente e governista.

G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7