Apoiadores se solidarizam com o MUSA após árvore destruir exposição dos dinossauros; veja vídeo
Manaus – Após um árvore ter destruído a exposição dos dinossauros dentro do Museu da Museu da Amazônia (Musa), diversos apoiadores e visitantes se solidarizaram com a instituição demonstrando apoio à equipe do Musa e à recuperação da exposição, que agradeceu nesta sexta-feira (17).
Veja vídeo:
A forte chuva que atingiu a cidade de Manaus na última segunda e terça-feira (13 e 14) causou a queda de uma árvore sobre a tenda da exposição Passado Presente: Dinos e Sauros da Amazônia, no Museu da Amazônia (Musa), levando à destruição de réplicas fósseis e danificando a estrutura do local.
Segundo relatos, duas das quatro réplicas fósseis foram severamente danificadas, incluindo a preguiça gigante (Eremotherium laurillardi) e um dos dinossauros (Amazonsaurus maranhensis). A equipe de manutenção do museu já está trabalhando para reparar os danos e recuperar o material histórico-científico, além de executar reparos na estrutura.
Felizmente, ninguém ficou ferido durante o incidente, já que o local estava vazio devido à forte chuva. A exposição, inaugurada em 2021, homenageia a geógrafa e paleontóloga Rosalie Benchimol (1936-2015) e é baseada na descoberta de um sítio paleontológico que entra para a história da ciência brasileira, o sítio Cajueiro, localizado no município de Boca do Acre, no Amazonas.
Devido aos danos causados pela queda da árvore, o Museu da Amazônia ficará fechado por tempo indeterminado. “Ainda não temos uma estimativa de tempo para reabertura da exposição, pois precisamos ver os reais danos para estipularmos a reconstrução de tudo o que foi perdido e danificado”, disse Mario Rocha, engenheiro agrônomo do Musa.