Brasília Amapá |
Manaus

Amazonas amplia capacidade de atendimento para doação de leite materno

Compartilhe

01-08-2016-INAUGURAÇÃO DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LEÃO-SECOM (1)O leite materno é o alimento fundamental para os recém-nascidos terem um desenvolvimento saudável. E importância desse aleitamento foi lembrada nesta segunda-feira (1) na abertura da Semana Mundial de Aleitamento  Materno, realizada na Maternidade Ana Braga, na zona leste da capital, onde foram inaugurados dois novos postos de coleta de leite materno. A programação em Manaus da Semana acontece até o próximo sábado (6), com diversas atividades voltadas para a promoção, estímulo e apoio ao aleitamento materno nos três bancos de leite do Estado, maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs).

01-08-2016-INAUGURAÇÃO DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LEÃO-SECOM (3) 01-08-2016-INAUGURAÇÃO DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LEÃO-SECOM (9)

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), entre o ano de 2015 e o primeiro semestre de 2016, cerca 3.199 mil crianças foram beneficiadas com as doações do leite materno. Nesse mesmo período, foi registrado 3.851 mil mães doadoras de leite. Os dados refletem a importância do trabalho que evita a mortalidade infantil, segundo a coordenadora estadual da saúde da criança, Katherine Benevides.

“É uma conquista ver o quanto aumentou o número de beneficiados e de mães doadoras. São vidas que são salvas graças ao apoio da sociedade e das campanhas que são feitas sobre a doação de leite humano. É fundamental esse leite porque ele salva vidas e queremos que cada vez mais pessoas se importe com essa causa tão nobre”.

Durante a programação na Maternidade Ana Braga, diversas homenagens foram feitas para as mães doadoras, entre elas, a dona de casa Ana Bárbara Souza, 43, que se destacou por doar 37 litros de leite, entre janeiro e junho deste ano. Para ela, é uma satisfação fazer esse bem para muitas mães e crianças. “Eu faço doação há 7 anos e, isso me faz bem porque não só penso na minha filha, mas nas mães que, muitas vezes, ficam na UTI e não tem como dar leite para seus filhos. E isso me toca muito e me faz sentir mãe várias vezes”.

Ampliação – Além dos dois novos postos de coleta na maternidade Ana Braga, o Governo Estadual ampliou esse serviço para os municípios de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) e em Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital). Com a abertura dos novos postos, o Amazonas passa a contar com 22 pontos de coleta de leite humano.

Bancos de Leite – Atualmente existem três Bancos de Leite Humano (BLH) que funcionam na rede estadual de Saúde: BLH do Amazonas, vinculado à Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste; Fezinha Anzoategui, no Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul; e Galileia, na Maternidade Azilda Marreiro, na Zona Norte.

 

Fotos: Valdo Leão


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7