Manaus – Mais de meia tonelada de queijo e presunto com prazo de validade vencido foram apreendidos nesta terça-feira (24) durante a operação “Alimento Desfavorável”. Os alimentos estavam armazenados em uma empresa clandestina de frios situada no bairro Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus.

De acordo com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), o local não possuía o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) instalado e apresentava condições higiênico-sanitárias inadequadas. No estabelecimento, a equipe encontrou uma máquina para impressão dos novos adesivos de validade, além de fezes de animais e alimentos mal acondicionados.

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), responsável pela operação, lacrou a empresa – que também foi autuada pelas infrações. Os alimentos apreendidos foram descartados para o Aterro Sanitário Municipal de Manaus.

A “Alimento Desfavorável” foi realizada após denúncias e visa fiscalizar estabelecimentos comerciais na capital, com o apoio da Decon. Para este serviço, o órgão disponibiliza o telefone (92) 99380-9174 e o contato da gerência de inspeção de produtos de origem animal: (92) 99138-4073.

Já a Decon conta com os números do disque-denúncia (92) 99962-2731 e 3214-2264.