Brasília Amapá |
Manaus

Águas de Manaus intensifica obras em novos reservatórios e três unidades serão entregues no primeiro trimestre de 2019

Compartilhe

Manaus – Manaus vai ganhar o reforço de cinco reservatórios de água no ano que vem. A Águas de Manaus (novo nome da Manaus Ambiental), intensificou as obras nas unidades. Os novos reservatórios fazem parte do plano de expansão e melhorias da rede de abastecimento da cidade. Eles estão localizados nos bairros da Compensa (zona Oeste), Jorge Teixeira (zona Leste), Cidade Nova (zona Norte), Cidade de Deus (zona Norte) e Colônia Santo Antônio (zona Norte).

As novas unidades vão aumentar a capacidade de reserva de água na cidade em 20 milhões de litros. Se esta quantidade fosse colocada em caixas d’água de 500 litros (modelo mais comum nas residências da cidade), 40 mil de caixas poderiam seriam abastecidas. Os novos reservatórios também devem ajudar a acabar com oscilações na pressão de água nos bairros que serão beneficiados. Juntos, eles terão capacidade de melhorar a qualidade de vida de uma população aproximada de 450 mil pessoas na capital.

A previsão é que os reservatórios da Compensa, Jorge Teixeira e Cidade Nova, que estão com as obras mais adiantadas, sejam entregues já no primeiro trimestre de 2019. Segundo o gerente de engenharia da Águas de Manaus, Denis Yurgel, as obras são executadas no mais alto padrão de qualidade e tecnologia e devem trazer avanços consideráveis para a população. “As unidades estão sendo construídas para reforçar o abastecimento nestas áreas estratégicas da cidade. Isso vai garantir a estabilidade no sistema e reduzir as possibilidades de problemas no fornecimento de água em Manaus”, disse Denis.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, os novos reservatórios reafirmam o compromisso da concessionária com a cidade. “Nossa atual capacidade de produção de água pode atender Manaus tranquilamente. Os novos reservatórios, juntamente com as expansões de rede, vão nos colocar em um novo patamar e ajudar a resolver problemas antigos. Vamos promover grandes transformações na cidade, atuando sempre com seriedade e transparência”, garantiu.

Além da construção das novas unidades, a concessionária revitalizou outros 33 reservatórios nos últimos meses, fazendo manutenções essenciais para o funcionamento dos mesmos. Atualmente, Manaus possui 182 reservatórios em operação contínua sob a responsabilidade da Águas de Manaus. A capacidade de reservação é de 226 milhões de litros. 522 mil residências têm ligação de água disponível na capital amazonense.

EXPANSÕES DE REDES

Os novos reservatórios da Águas de Manaus ainda devem facilitar a implantação de expansões de redes e assim, levar água tratada até áreas que ainda não são atendidas pela concessionária. Para 2019, a Águas de Manaus pretende dar prioridade nas expansões de abastecimento para as zonas Norte e Leste da cidade. Estão previstos 18 mil metros de novas redes de água. Outros 19 mil metros de redes de distribuição já existentes serão substituídos. Para completar, algumas adutoras serão duplicadas, ampliando em 11 mil metros a estrutura para distribuição de água tratada.

Hoje, Manaus possui 98% de abastecimento de água, com benefício direto a 2 milhões de pessoas. Mais de 630 milhões de litros de água são captados diariamente do rio Negro e tratados sob um rígido controle de qualidade. Aproximadamente 30 mil análises são realizadas mensalmente pela Águas de Manaus, num processo produtivo que envolve mais de 600 pontos de coletas.

SISTEMA MAIS INDEPENDENTE

A Águas de Manaus também investiu em tecnologia para melhorar os serviços nos principais reservatórios da cidade. Oito unidades (São José III, Cidade de Deus, Nova Floresta, Núcleo 23 da Cidade Nova, Mocó, Bola do Coroado, Cidade Nova e Mundo Novo) receberam grandes geradores de energia elétrica na primeira quinzena de novembro. Os equipamentos estão ajudando a reduzir interrupções emergenciais no fornecimento de água por conta de falhas ou oscilações no serviço de energia elétrica, além de tornar o sistema de abastecimento mais independente.

A COMPANHIA

Concessionária responsável pelos serviços do tratamento de água e esgoto na capital amazonense, a Águas de Manaus é uma empresa do grupo Aegea, que é a maior companhia privada do setor de saneamento do Brasil. Desde o dia 15 de junho, a Aegea comanda a concessão da capital. Além de Manaus, a Aegea opera em 49 municípios nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí, atendendo mais de 7,6 milhões de pessoas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7