Brasília Amapá |
Manaus

12 pacientes são transferidos de Manaus para São Luís nesta sexta-feira

Compartilhe

Pacientes de Covid selecionados por médicos e equipe de profissionais de Saúde nos hospitais de Manaus foram transferidos no fim da tarde desta sexta-feira para São Luís, no Maranhão, onde serão recebido por autoridades locais e continuarão seus tratamentos contra a Covid. São pouco mais de duas horas de voo, dando continuidade ao plano de transferência para unidades de vários estados do Brasil.

Uma rede solidária composta por diversos estados do Brasil tem viabilizado o atendimento a pacientes do Amazonas acometidos pela Covid-19. O apoio é uma resposta ao ofício encaminhado pelo governador Wilson Lima a todos os chefes de estado do País, no último dia 10 de janeiro, solicitando auxílio diante da crise sem precedentes pela qual passa o Amazonas, ocasionada pela pandemia do coronavírus. As unidades de saúde de Manaus estão sobrecarregadas e sofrem com a escassez de oxigênio devido ao aumento da demanda nos últimos 15 dias.

Governadores de estados como Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Paraíba já se dispuseram a atender pacientes amazonenses em leitos de suas unidades de saúde e também por meio da disponibilização de oxigênio.  “Quero agradecer a esses governadores que, num gesto humanitário, estão estendendo a mão para que os nossos irmãos possam ser acolhidos nessas regiões e tenham o apoio necessário”, disse o governador Wilson Lima, durante live transmitida pelas redes sociais do Governo do Amazonas nesta quinta-feira (14/01).

Os governadores confirmaram o apoio ao Amazonas por meio das redes sociais. “Toda a minha solidariedade aos irmãos amazonenses, nesse momento difícil”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho, que disponibilizou 30 leitos para pacientes oriundos do Amazonas, na capital, Belém. “Estamos solidários e à disposição, a exemplo de outros estados, a ajudar os irmãos amazonenses”, ressaltou Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7