Brasília Amapá |
Manaus

Britânica usou Twitter para relatar piratas momentos antes de desaparecer no Rio Amazonas

Compartilhe

No dia 12, um dia antes de seu sumiço, Emma afirmou no Twitter ter avistado de 30 a 50 homens “armados de rifles e lanças” em barcos

A britânica teve dificuldade de seguir o trajeto sozinha. Chegou a fazer piada da situação em um tuíte no dia 10: “Em Coari ou perto (a 100 quilômetros acima do rio) meu barco será roubado e eu serei assassinada. Legal”.

“Uma mudança dramática em apenas um dia, mas o rio é assim mesmo. Cada quilômetro é diferente, e só porque uma área é ruim não significa que…”

Esta é a última postagem da atleta britânica Emma Tamsin Kelty, de 43 anos, no Twitter. Foi ao ar na madrugada da última quarta-feira, 13 de setembro – desde o mês passado ela viajava pelo rio Amazonas em um caiaque, em uma jornada que começou no Peru e foi interrompida entre as cidades de Codajás e Coari (AM), na beira do rio, com o desaparecimento dela. As informações são da BBC Brasil.

No Instagram, Emma se apresenta como “a sexta mulher a chegar ao Polo Sul em expedição sozinha, em janeiro de 2017”. Ela também usava a rede social para documentar a viagem pelo Amazonas.

Segundo escreveu em seu blog, o plano era descer o rio “sem suporte ou assistência”. A postagem foi feita em 9 de agosto, quando ela ainda estava em Iquitos, no Peru. No fim do texto, disse que estava ciente das dificuldades, mas não tinha nenhum arrependimento.

 

Investigações


Alguns objetos que pertenceriam a ela, como roupas e sapatos, foram encontrados na tarde da última sexta-feira por militares do 9º Distrito da Marinha. Um caiaque idêntico ao das fotos em redes sociais também foi achado.
Os pertences estavam em um banco de areia na comunidade Lauro Sodré, entre Codajás e Coari, a cerca de 400 quilômetros de Manaus. O material foi encaminhado à Polícia Civil, que abriu um inquérito para investigar o desaparecimento.

Um policial próximo às investigações disse que o local onde Emma foi visto pela última vez é o mesmo onde um delegado de polícia desapareceu em dezembro passado. Thiago Garcez teria sido assassinado em conflito com traficantes de drogas que atuam no local – o corpo nunca foi localizado.

Os próprios comentários de Emma no Twitter sugerem que ela possa ter sido vítima das quadrilhas que atuam na área – como a mensagem em que disse ter visto dezenas de homens armados em embarcações.

A Marinha foi informada na última quarta-feira, por volta das 22h, de que o localizador de emergência de uma britânica de 43 anos que descia o rio Solimões (nome do Amazonas naquele trecho) foi acionado.

Segundo o delegado Ivo Martins, que seguiu nesta segunda-feira para Codajás com uma equipe da uma equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestro, a linha de investigação que está sendo trabalhada é de um possível roubo, crime constante na região.

Ele não quis falar sobre a possibilidade de a britânica ter sido sequestrada por traficantes.

Em 2010, a jornalista inglesa Helen Skelton percorreu 3.234 km do rio Amazonas em quase seis semanas. Mas ela não fez o percurso sozinha: um barco de apoio onde dormia, tomava banho e fazia as refeições a acompanhou durante todo o trajeto.

Por Liege Albuquerque da BBC Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7