Brasília Amapá |
Manaus

Vice-presidente do Corinthians é preso por posse ilegal de armas

Compartilhe

SÃO PAULO – O vice-presidente do Corinthians, André Luiz de Oliveira, foi preso em flagrante por posse ilegal de armas, na manhã desta terça-feira, em sua casa. André Negão, como é mais conhecido, foi conduzido para a sede da Polícia Federal, onde permanece. A força-tarefa da Lava-Jato indica que ele é suspeito de ter recebido R$ 500 mil em propinas da Odebrecht, empreiteira responsável pelas obras da Arena Corinthians, o Itaquerão, palco da abertura da Copa do Mundo 2014. O pagamento teria sido registrado numa planilha da construtora com a palavra “Timão”.

Com André Negão, foram encontradas duas pistolas .380, com registro antigo, anterior ao Estatuto do Desarmamento. Como o crime é afiançável, é provável que ele pague um valor, a ser determinado pelo delegado, para voltar a sua casa.

A PF foi à casa de Oliveira para cumprir dois mandados, um de busca e apreensão e outro de condução coercitiva, deflagrados na Operação Xepa, 26ª fase da Operação Lava-Jato. O GLOBO tentou entrar em contato com o deputado federal Andres Sahches (PT-SP), ex-presidente do clube e um dos principais responsáveis pela construção do estádio, mas ele não atendeu as ligações.

Em agosto do ano passado, após a Operação Fair Play, que tinha como objetivo investigar superfaturamento na construção da Arena Pernambuco, Andres disse ao GLOBO que não temia que as investigações chegassem até o Itaquerão:

— A PF pode ir lá conferir nota por nota (fiscal), que não vai encontrar nada. O problema é se forem investigar o Maracanã e o Mané Garrincha — ironizou ele na ocasião.

Na rede social do Corinthians, comunicado explica que responsáveis pelo clube irão apurar quaisquer irregularidades ou desvios de conduta na construção de seu estádio.

“O que for justo e correto, sempre será a busca do Corinthians, em respeito ao seu torcedor e ao Brasil”, diz um trecho do comunicado.

Segundo os investigadores, os rastros de repasses ilegais apareceram em planilhas apreendidas que indicam o envolvimento da diretoria da Odebrecht, que cuida da gestão do contrato com o Itaquerão. O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que ainda está em análise inicial a lista dos destinatários dos pagamentos.

Leia abaixo a nota na íntegra:

O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA vem a público, por meio da presente NOTA OFICIAL, esclarecer que:

1. Até o momento, o SCCP ainda não assinou o Certificado de Aceitação Final da Obra (CAF) da Arena Corinthians, o que significa dizer que a Obra não foi, inclusive contratualmente, dada por concluída pelo SCCP;

2. O SCCP solicitou e recebeu Relatório de Acompanhamento da Obra das empresas de arquitetura para confrontação entre o contratado pelo Clube e o efetivamente executado pela construtora; Relatório este que já foi enviado à construtora para que preste esclarecimentos;

3. O SCCP vem executando uma verificação de engenharia com profissionais técnicos e independentes, e encontra-se na fase final da contratação de uma auditoria completa em relação às áreas de elétrica, hidráulica, TI e infraestrutura total da Arena Corinthians;

4. Os valores correspondentes a itens previstos no Contrato de Construção – EPC e que não tenham sido realizados pela construtora serão objeto de abatimento junto ao SCCP, estando os mesmos, ainda, em fase de verificação final, observando-se que servirão de motivação para o ressarcimento dos prejuízos causados à Arena Corinthians e, consequentemente, ao Clube;

5. O Sport Club Corinthians Paulista atesta por meio desta que quaisquer irregularidades ou desvios de conduta, constatados por autoridades ou não, serão devidamente apurados, e a Instituição tomará todas as providências a si cabíveis para punir os responsáveis, bem como diligenciar para que todos os prejuízos causados ao Clube e à Arena Corinthians sejam ressarcidos.

O que for justo e correto, sempre será a busca do Corinthians, em respeito ao seu torcedor e ao Brasil.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7