Brasília Amapá |
Manaus

Veja quando o Governo deve começar a pagar a prorrogação do Auxílio

Compartilhe

Brasil – Oficialmente o que se sabe até aqui é que o Auxílio Emergencial do Governo Federal está pagando quatro parcelas para pessoas em situação de carência. Essas regras devem mudar a qualquer momento. Pelo menos é isso o que fontes da imprensa estão dizendo com base em informações de bastidores.

Segundo informações de bastidores, o Governo Federal vai mesmo prorrogar o benefício. E seria um aumento de mais três meses de pagamentos. As mesmas pessoas que recebem o programa hoje, seguiriam recebendo normalmente os valores por esse período adicional. Isso se eles seguirem obedecendo as regras do projeto.

De acordo com o jornal O Globo, o Governo Federal teria decidido até mesmo uma data para o início dos pagamentos da prorrogação do Auxílio. Será no próximo dia 18 de agosto. A expectativa é que os repasses comecem pelas pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família.

E essa era até uma outra dúvida sobre a situação. É que chegou a surgir uma informação de que essas pessoas poderiam sair do Auxílio Emergencial em uma possível prorrogação. No entanto, não há nenhum indício de que isso possa ser verdade. Em nenhum momento o Governo cogitou essa possibilidade.

Logo depois do início dos pagamentos da prorrogação do Auxílio para o primeiro grupo do Bolsa Família, os repasses passariam a atingir outras pessoas. Começariam a receber o dinheiro portanto aqueles que se inscreveram no programa através do aplicativo e aqueles que estão no Cadúnico mas que não estão em nenhum outro projeto social.

QUARTA PARCELA

No entanto, vale lembrar que antes dos pagamentos da prorrogação do Auxílio Emergencial, o Governo ainda vai ter que fazer os repasses da quarta parcela do programa. E isso deve acontecer em breve.

De acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica, os pagamentos do quarto ciclo irão começar no próximo dia 19 de julho. Os repasses começam por aqueles que fazem parte do Bolsa Família e que tenham o Número de Inscrição Social terminando em 1.

No caso dos informais, esses pagamentos começam a acontecer apenas a partir do dia 23 de julho. Neste dia, será a vez dos trabalhadores que possuem data de nascimento em janeiro. Pelo menos é isso o que diz o calendário.

ANTECIPAÇÃO DO AUXÍLIO

Há cerca de um mês, o Presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, disse em entrevista que o banco pode antecipar os pagamentos dessa quarta parcela. Se isso acontecer, então tudo mudaria neste calendário.

No entanto, vale lembrar que as modificações só valeriam para os informais. As pessoas que recebem o Auxílio através do Bolsa Família não deverão sentir portanto nenhum tipo de mudança neste sentido. Isso porque tudo permanece igual para eles.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, essa prorrogação do Auxílio Emergencial pode acontecer mais de uma vez. Segundo ele, quem vai definir isso é o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nos próximos meses. Caso o ritmo continue lento, ele não descarta pagar o programa por mais alguns meses além de outubro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7