Brasília Amapá |
Manaus

Urgente: Governo Federal libera o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19

Compartilhe

Brasil – Ministério da Saúde através de uma nota informativa, declara a eficácia do uso da cloroquina/hidroxocloroquina como tratamento de formas graves da Covid-19.

Após alguns testes científicos internacionais, foi constatado que esse medicamento apresentou um potencial efeito viral em 70% dos pacientes que usaram a cloroquina. Foi observado também o efeito da cloroquina na inibição da infecção viral por meio do aumento pH endossômico, permitindo a fusão viral/celular. Ademais, foi observado que esse medicamento contribui para a prevenção da disseminação do vírus em culturas celulares.

Existe eventos adversos relatados a longo prazo ao uso da cloroquina, porém o uso do medicamento é seguro. O seu uso portanto esta sujeito a regras estritas, e a auto-medicação é contra indicada.

Neste sentido, a Medida Provisória n.926 e Decreto n. 10.282, ambos datados, 20 de março de 2020, disponibilizará para uso, a critério médico, o medicamento cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas em seu favor.

A medida considera que não há nenhum outro tratamento específico e eficaz no combate à Covid-19. Os estudos baseados no efeito da cloroquina vem sido realizado por dezenas de cientistas no mundo, que asseguram a eficácia e segurança deste medicamento no tratamento do coronavírus.

Veja a nota:

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7